João Pessoa, 27 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A questão alfandegária foi um dos principais temas abordados em reunião com todas as autoridades portuárias do país e o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, nesta terça-feira (26), no Porto de Suape, em Pernambuco. No encontro ficou definida a criação de alguns grupos de trabalho com objetivo de tratar de pauta comum a exemplo do plano de modernização, guarda portuária, dentre outros.
Logo após a reunião, a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo, informou que a Secretaria de Portos vai implantar um plano nacional de modernização dos portos. “A ideia é existir um modelo comum para todos. Um modelo só de estatuto, de regulamento. Isto vai facilitar a gestão portuária”, avaliou.
Com relação especificamente ao Porto de Cabedelo, a Secretaria de Portos assegurou a sinalização náutica, o projeto de aumento da dragagem para 11 metros; além da definição de áreas do porto que têm potencial para investimentos e a reestruturação do berço 101, área onde atracam os navios petroleiros.
Acatando proposta da presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, o ministro Helder Barbalho decidiu que a questão alfandegária dos portos será tratada em reunião em Brasília com os dirigentes da Receita Federal. A Secretaria de Portos vai intervir para solucionar o problema comum a diversos portos.
Na reunião realizada no dia 30 de novembro, 41 demandas foram pleiteadas pelos gestores dos portos e a Secretaria de Portos, que atendeu a 64% desses pleitos, incluindo a pauta do Porto de Cabedelo. “Essas reuniões têm sido positivas”, concluiu a presidente da Companhia Docas da Paraíba.
MaisPB
BIÊNIO 2025-2027 - 26/11/2024