João Pessoa, 06 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A partir de janeiro de 2018, os ônibus coletivos que circularem em Campina Grande depois das 20h não irão aceitar pagamento da passagem em dinheiro.
A medida foi anunciada pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP). Em contato com o Portal MaisPB, Félix Neto, contou que a medida vai ser tomada em uma tentativa de reduzir os assaltos que acontecem à noite no transporte.
“Nós fizemos um estudo estatístico que demonstra que na maioria dos assaltos que são feitos dentro dos ônibus coletivos, o bandido visa dinheiro. Mais do que celular, o alvo principal da ação de bandidos são pequenos valores. Geralmente, os assaltos são dirigidos aos motoristas de ônibus”, explica Félix.
O superintendente explica que essa é uma medida que, em longo prazo, pretende exterminar o uso do dinheiro na hora do pagamento.
Motoristas com dupla função
Atualmente em Campina Grande, os motoristas além de dirigir o ônibus, administram o pagamento das passagens, acumulando a função que antes pertencia ao cobrador.
Segundo Félix, a Prefeitura de Campina Grande já foi acionada pelo Ministério do Trabalho para que acabe com essa prática. Substituindo o dinheiro pelos cartões de transporte, a situação também vai ser regularizada.
“Devolver a função do cobrador repercute na tarifa, e a sociedade não aceita o aumento de tarifa. A solução que a gente está encontrando é o cartão”, conta.
MaisPB
OPINIÃO - 26/11/2024