João Pessoa, 02 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
para funcionários

Pesquisa mostra que dar pizza de graça motiva bem mais do que dinheiro

Comentários: 0
publicado em 02/09/2016 ás 08h39

Qual dessas opções você acha melhor como recompensa após um dia de trabalho: um dinheirinho extra, um elogio do seu chefe ou pizza grátis?

Pode parecer surpresa, mas as pessoas realmente preferem a pizza grátis. Pelo menos foi isso o que mostrou uma experiência em motivação no trabalho realizada pelo professor de psicologia Dan Ariely, da Universidade de Duke (Carolina do Norte).

No início da semana, o pesquisador enviou mensagens para três quartos dos trabalhadores de uma fábrica de semicondutores em Israel, oferecendo uma variedade de recompensas caso os funcionários atingissem uma meta de montagem de chips por dia.

Para um terço dos funcionários, foi prometido um bônus de cerca de R$ 97 (US$ 30) caso a meta fosse atingida. Para o outro, uma mensagem de texto incentivadora da chefia no final da semana. Já o terceiro grupo recebeu um vale-pizza. O quarto grupo não recebeu nenhuma recompensa.

No início da semana, os trabalhadores que receberiam a pizza gratuita se saíram melhor, com um aumento da produtividade em relação ao grupo de controle de 6,7%, enquanto os que receberiam um elogio do chefe aumentaram 6,6%, segundo relatou a revista New York Magazine. Surpreendentemente, o grupo que receberia o incentivo em dinheiro ficou em terceiro lugar, com aumento de 4,9% na produtividade.

A queda nos motivados pelo dinheiro foi maior ainda no segundo dia, com um desempenho 13,2% pior do que o grupo de controle. Ao longo da semana, o bônus em dinheiro resultou em uma queda na produtividade de 6,5%.

No final do estudo, o elogio do chefe foi o vencedor, com a pizza grátis em segundo lugar. O grupo de controle, que não recebeu nada em troca do aumento de produtividade, ficou em terceiro. Já a recompensa em dinheiro ficou em último.

R7

MaisTV

Secretário projeta climatizar 100% das salas de aula da rede estadual de ensino até 2025

ENTREVISTA NA HORA H - 15/10/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas