João Pessoa, 01 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Resgatar as origens do verdadeiro Santo Antônio, São João e São Pedro não foi fácil para o empresário João, da Casa de Cumpade, na cidade de Galante. Com o modismo de outros estilos de musicais além de outras procuras gastronômicas, veio a ideia de mostrar para esta juventude de hoje que não conheceu o ‘Natal do Nordestino’ como é que se festeja o São João.
Surgia assim a Casa de Cumpade. Uma fazenda transformada em uma cidade cenográfica que resgata a cultura, folclore e as prendas, além da gastronomia dos verdadeiros arraiás de antigamente, com seu forró pé-de-serra, decorações, prosas e versos peculiares de pronuncias sertanejas.
Quem dá o tema no local é o personagem Cumpade João. Vestido a caráter, além de cantar muito bem, dá seu toque gastronômico em todas as comidas, faz a animação do Arraiá e dá seu próprio show. Uma dica é pedir uma música de Luiz Gonzaga – Pisa no Pilão – de
1963.
Uma das coisas que chama muito atenção é que tudo que é consumido, da alimentação, sucos, doces e frutas, tudo… é produzido na própria fazenda. Até mesmo a decoração vinda nos pratos. Uma dica gastronômica é o porco de engenho e a galinha de capoeira. De sobremesa José e Maria, só de digitar dar água na boca.
Durante este período você pode pegar o trem do forró e já ir para Casa de Cumpadre. Lá o forró vira dia e noite com seus trios pé-de-serra e cantores da região, onde também resgata músicas do forró verdadeiro e o arrasta-pé em todos os ritmos, como exemplo o coco de roda!
O local que agrada toda a família. Da criança com suas brincadeiras, passeios de charretes, tirolesas e piscina… Como também aos adultos com vários locais para dançar, montar a cavalo, tirar muita foto, beber e comer muito bem.
Isso é Casa de Cumpade! Junta teu grupo que o Arraiá de Cumpade é o mió do Brasil. Datas: 6, 13, 14, 20, 21, 24 e 27 de junho. E tem mais uma coisa é Open Bar. Liga na Mais Brasil Turismo, pois eles te levam até a porteira. Tel: (83)3244-3808. É bom demais. E viva Santo Antônio, São João e São Pedro.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024