João Pessoa, 21 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A simbologia da revitalização da Lagoa

Comentários: 0
publicado em 21/06/2015 ás 16h50

Quando, em 2002, desembarquei de Marizópolis em João Pessoa com meu matulão cheio de sonhos para cursar Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, os primeiros olhares embaçados pelos vidros do ‘coletivo’ captaram, com curiosidade, a imagem daquela apresentada paisagem, bem no coração da cidade.

Já estudante e morador, percebi que a circulação dos ônibus todos que passavam pela minha parada na UFPB serpenteavam as avenidas e bairros e invariavelmente desembocavam na Lagoa, o ponto de convergência de todas as artérias, tribos, trabalhadores, profissões e meios de vida.

O tempo passou e vi que a Lagoa é, para João Pessoa e os seus, muito mais que ponto de ebulição comercial e vetor de mobilidade urbana. O Parque Sólon de Lucena tem uma simbologia maior; é o cartão postal e marca na lembrança de quem vem de fora e, assim como eu, se encanta com as belezas e formas da capital paraibana.

Mas, o belo design do espelho d’água, na verdade escondia um desaguadouro dos esgotos da região central, acumulando dejetos ao longo de décadas. Essa ausência de planejamento urbano também resultou nos alagamentos constantes, prejudicando o fluxo de veículos e de pedestres no ponto crucial da urbanidade pessoense.

A revitalização de modernização da superfície e a solução definitiva para os históricos e incômodos transtornos dos alagamentos, a cada período de chuva, têm, portanto, um significado emblemático para o pessoense. Esse sentido amplia o significado da intervenção em curso pelo prefeito Luciano Cartaxo.

O petista demonstrou consciência de que, pela importância, a Lagoa não poderia ser mais tratada, como foi por décadas a fio, com arremedos aqui e acolá. O projeto abraçado por Cartaxo é amplo; dragou 200 mil toneladas de lixo acumulados, drena com túnel subterrâneo e, finalmente, devolverá o caráter de Parque, o maior mérito da ação.

Pela dimensão, o que está sendo feito na Lagoa só tem comparativo com a ousadia do então governador Sólon de Lucena, em 1920, que nos legou esse incrível equipamento público, infelizmente, mais tarde ofuscado pelo desvirtuamento e descaso. Quando a cidade urge por espaços de convivência, no aniversário dos 430 anos, afunda-se a velha Lagoa para emergir a nova como presente pro futuro.

Boas… – Equipe da TV Câmara está na Paraíba nesse fim de semana para gravar especiais com deputados paraibanos. Será a vez de Pedro Cunha Lima, Rômulo Gouveia e Hugo Motta.

…Vindas – Pedro Cunha Lima recebe uma comitiva de colegas parlamentares no Maior São João do Mundo. O tucano faz questão de apresentar a festa de maior identidade paraibana.

S.O.S Forró – O secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, articula junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o tombamento do “forró” – cada vez mais desfigurado pela imposição dos grupos empresariais – como patrimônio imaterial brasileiro. Causa a ser abraçada por todos aqueles que resistem e lutam para preservação de nossa riqueza e diferenciação cultural.

Sem recuo – Em crise com seu partido, o deputado Manoel Júnior (PMDB) não arreda o pé de sua postulação a prefeito de João Pessoa: “Ninguém vai me dissuadir dessa posição”.

Mosca na sopa – Já o deputado Wilson Filho (PTB) evita falar em candidatura a prefeito, mas avisa aos que chama de “incomodados”: vai “continuar debatendo os problemas de João Pessoa”.

Na espreita – “Vamos esperar pra saber como o PSB (aliado) se comportará”, condiciona o deputado Efraim Filho (DEM), sobre o caminho a ser seguido pelo partido na sucessão da Capital.

Provocação – Chateado com Cartaxo, o maior hobby atual do vereador Djanilson da Fonseca (PPS) é posar em eventos na Capital ao lado de Ricardo e da deputada Estela Bezerra (PSB).

Taxação progressiva – O deputado Jeová Campos (PSB) propõe aumento específico da tarifa d’água. “Em tempos de seca, é justo que quem usa mais pague proporcionalmente mais pelo consumo”.

Consenso – Candidato único à presidência da API, João Pinto promete se empenhar para agregar a imprensa: “Vamos trabalhar para unir nossa categoria e vencer os desafios postos”.

PINGO QUENTE – “A urna é sua melhor panela”Do deputado federal, Tiririca (PR), ironizando os panelaços contra o governo da presidente Dilma.

*Reprodução do Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB