João Pessoa, 25 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A PMJP e a segurança

Comentários: 0
publicado em 25/06/2015 ás 10h03

Diante da onda de violência, em quê mesmo a Secretaria de Segurança da Capital, promessa de campanha e instalada na gestão Cartaxo, tem ajudado a combater o crime na cidade? Foi essa a pergunta/crítica da Coluna, anteontem. Para esse questionamento, a Prefeitura de João Pessoa remeteu extensa resposta. Vamos a ela.

“Apesar de, constitucionalmente, caber aos governos federal e estaduais as atividades de repressão policial, para as quais contam com as estruturas das polícias federal, civil, militar, respondendo também, tais entes, pelo gerenciamento das unidades prisionais e socioeducativas, a gestão municipal não se omite e tem procurado investir no campo da prevenção”, introduz a nota do secretário Marcos Vinicius, da Secom-JP.

“Desde 2013, a Prefeitura de João Pessoa vem intensificando estas ações preventivas de enfrentamento à violência. Para isso a cidade dispõe, pela primeira vez na história, de uma secretaria de Segurança Urbana”, pontua o texto, acrescentando que “o efetivo da guarda municipal foi duplicado, com a contratação de 332 novos agentes”.

E ainda: “Diferente do que ocorria no passado, parte dos profissionais deixaram os prédios públicos para atuar na orla, nas praças e nas escolas da rede municipal. À guarda, cabe um papel cidadão de proteção, como prevê a lei, não sendo a ela atribuída a mesma função das demais forças policiais, como a civil e a militar”.

Na mensagem, a Secom-JP ainda faz referência ao papel da Secretaria de Segurança, nas escolas: “A maior parte das unidades de ensino de João Pessoa possuem hoje câmeras de vídeo-monitoramento instaladas, o que reduziu em cerca de 50% o número de casos de indisciplina no ambiente escolar”.

Sobre a iluminação pública, outro ponto aqui cobrado anteriormente, a nota assegura que esta foi reforçada em “19 bairros e mais de 82 mil pontos de luz passaram por serviços de manutenção. Lâmpadas de vapor de sódio (de tom amarelo) foram substituídas por vapor metálico (luz branca), em avenidas como a Cabo Branco, Ruy Carneiro, João Maurício, Epitácio Pessoa e Cruz das Armas”.

Da elite à…

“Quase 2.000 pontos de luz receberam melhorias ou foram substituídos (avenidas Josefa Taveira, General Edson Ramalho, João Machado, Dom Pedro I e Monsenhor Walfredo).

…Periferia

“Outras medidas de prevenção foram adotadas em áreas com maior incidência da violência. O bairro do Timbó, por exemplo, recebeu iluminação LED”, adiciona.

Raio social

Na nota enviada, a prefeitura lembra, ainda, que “outras ações transversais vêm sendo adotadas. Na área de geração de renda, a oferta de crédito do Banco cidadão chegou a R$ 18 milhões. Na educação, o número de vagas na educação infantil cresceu de quatro mil para mais de dez mil. Cinco escolas em tempo integral estão sendo construídas e mais de mil profissionais foram contratados por concurso”.

Situação…

“Quase três mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, diz a nota, são assistidas nos Centros de Referência da Assistência Social e em entidades conveniadas.

…De risco

“O Centro de Referência da Mulher realizou mais de 700 atendimentos para prevenção de casos de violência física ou verbal, com o encaminhamento à polícia e a Justiça”.

Lazer

A Prefeitura finaliza sua longa resposta ressaltando, também, investimentos “nos grupos culturais da cidade, sobretudo na periferia, com o incentivo aos pontos de Cultura”.

Raízes

O deputado licenciado e secretário de Representação do Estado em Brasília, Lindolfo Pires (DEM), passou o aniversário ontem em clima junino com a família, em Sousa.

Filha

Nada de São João e nem de festa. O feriadão da deputada socialista Estela Bezerra foi integralmente doméstico. Ela se dedicou a intensificar os cuidados à saúde da mãe.

24 de junho

Morto em acidente de carro ontem, o cantor sertanejo Cristiano Araújo passou pelo palco do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, exatamente há um ano.

PINGO QUENTE

“Se o Lula mudasse de nome ele se chamaria PT”.

Do vice-líder do PSDB, Nilson Leitão (MS), ironizando as críticas do ex-presidente ao comodismo e gula petista por cargos.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB