João Pessoa, 13 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo bota o TCE na parede

Comentários: 0
publicado em 13/07/2015 ás 09h40
atualizado em 13/07/2015 ás 09h41

Jabuti não sobe em árvore. Nunca a célebre frase do ex-governador sousense Antônio Mariz esteve tão em voga na Paraíba. Ela serve de síntese para o surdo, mas inflamável debate travado nos bastidores entre o governador Ricardo Coutinho e o Tribunal de Contas do Estado.
A relação – antes até amistosa – azedou de vez. E os últimos dois episódios mostram que o governador não esconde a postura de quem está disposto a peitar a Corte. Fez isso, ao liberar seu jurídico a contestar publica e judicialmente documento oficial do Tribunal no âmbito do TRE.

Os advogados não agiram nos bastidores para solicitar a devida correção do equívoco cometido pela Auditoria do órgão, posteriormente chancelado pela sua Corregedoria. A opção foi esperar o momento mais oportuno para “enquadrar” e expor ao máximo a ‘mancada’ do Tribunal.

Antes, o governador vem dando elástico chá de cadeira ao agir com notável indiferença e tratamento de indisfarçável frieza glacial à lista tríplice encaminhada pelo TCE para nomeação do próximo auditor a ocupar a vaga do conselheiro Humberto Porto, aposentado compulsoriamente.

A lista é indigesta ao governo e criticada nos bastidores por graduadores auxiliares do ricardismo. Não à toa, virou alvo de contestação judicial do auditor Oscar Mamede, autor de questionamento dos moldes e critérios do processo que culminou com a eleição do trio Marcos Costa, Antônio Claudio e Antônio Gomes.

Ricardo Coutinho não disfarça seu pouco apetite para escolher entre os três referendados pelo Tribunal. Afinal, a tal lista está prestes a completar três meses que dormita solenemente em sua gaveta, sem qualquer expectativa ou previsão de sair do arquivo. Dá toda a cancha de que espera um fato novo para, mais uma vez, medir forças.

Um tanto acuado, o TCE evita o confronto direto para não passar recibo da guerra fria cada vez mais aparente. E, percebendo o vácuo, Ricardo avança no tabuleiro, esperando a peça certa e a oportunidade para um xeque mate.

Abre…
A débil aliança PT/PSB voltou a balançar. Dessa vez, com a projeção da direção nacional que colocou João Pessoa entre as capitais que os socialistas disputarão 2016.

…Fecha
O projeto, revelado via mídia nacional, se choca com a tergiversação do presidente do PSB da Capital, Ronaldo Barbosa, para quem o partido ainda não definiu o que fará.

Pode vir quente…
Em contato com a Coluna, o presidente estadual do PT, Charlinton Machado, evitou entrar na bola dividida, mas não hesitou em mandar um inteligente recado ao jardim girassol: “Se o PSB decidir por candidatura própria, faremos um debate profundo sobre a cidade e não tenho dúvidas: o governo Luciano Cartaxo será renovado por consolidar compromissos programáticos”.

Balas…
Petistas e socialistas trocaram alfinetadas no fim de semana. O vereador Bira Pereira (PT) cobrou “lealdade” do PSB ao prefeito Luciano Cartaxo (PT), parceiro “na hora difícil”.

…Trocadas
Militante aberto da candidatura própria, o vereador Renato Martins (PSB) tem na “perda da qualidade dos serviços públicos” o principal argumento para sustentar a base de sua tese.

Indicação
O deputado paraibano Damião Feliciano (PDT) está entre os defensores de que novo ministro do Trabalho, sucessor de Manoel Dias, saia do seio da bancada pedetista da Câmara.

Influência
Ponto recorrente entre as prioridades da bancada, a extensão da duplicação da BR-230 ganhou reforço. O senador Raimundo Lira é o relator do orçamento do Ministério dos Transportes.

Pé na tábua
No primeiro semestre de 2015, o governador Paulo Câmara (PSB/PE) já percorreu um total de 70 dos 185 municípios pernambucanos. A idéia é reforçar a presença no Interior do Estado.

Turbinada
Estão bastante avançadas as obras do novo e arrojado escritório advocatício da requisitada dupla Johnson Abrantes e Edward Johnson. Será em frente ao Tribunal de Contas.

PINGO QUENTE
“Ninguém deve temer nunca a verdade”.
Do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), convocado para prestar depoimento na CPI da Petrobrás.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB