João Pessoa, 24 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A conversa de Ricardo e Maranhão

Comentários: 0
publicado em 24/07/2015 ás 08h09

O conteúdo da recente conversa entre o senador José Maranhão e o governador Ricardo Coutinho foi mantido em sigilo, por questão estratégica dos dois lados. Bastou uma rápida apuração e cruzamento de dados de fontes para o encaixe perfeito das peças desse quebra-cabeça.

A prosa na casa do cacique do PMDB nem de longe foi um encontro de amenidades ou mera pauta administrativa, como quis fazer acreditar o líder peemedebista. O socialista, segundo fontes da sua maior confiança, avançou em temas políticos na relação com o PMDB.

Um dos pontos do colóquio foi a almejada assunção da suplente Olenka Maranhão, sobrinha do ex-governador, à vaga na Assembleia. Para isso, Maranhão e Ricardo Coutinho trataram de detalhes da convocação do deputado Trócolli Júnior para a Secretaria de Esportes do Estado.

Trócolli resistia à operação. Publicamente, já havia antecipado sua completa indisposição de ir para uma pasta, sem poderes e sem força de execução de obras e atendimento de pleitos de sua base política. Resumindo: não trocaria tempo de mandato só pra encenar como secretário e acompanhar jogos escolares.

Ricardo e Maranhão encontraram juntos uma saída para fortalecer financeiramente a Secretaria e possibilitar robustez e condições de realizações. Até gorda emenda parlamentar do deputado Benjamim Maranhão teria entrado na mesa de negociações.

O gesto político do governador Ricardo Coutinho, em meio à sua licença, não foi gratuito. Tem propósito e endereço mais do que certos. Quanto mais fortalecer a relação política com José Maranhão, presidente estadual do PMDB, mais neutraliza movimentos como o da tese de candidatura própria em João Pessoa.

Ricardo quer o PMDB vitaminando o projeto do PSB, a partir da Capital. Para isolar Manoel Júnior e sua pré-candidatura, não poupará esforços. E nem espaços.

Delação…
Conteúdo de depoimento do ex-coordenador financeiro da Prefeitura de Campina Grande, Renan Trajano, ao MPF, já está em poder do jornal Folha de São Paulo.

…Premiada
Renan – tesoureiro na gestão do então prefeito Veneziano Vital (PMDB) – prestou longa entrevista ao repórter Rubens Valente. A matéria está pra sair no fim de semana.

Remédio amargo
O procurador Glauberto Bezerra convoca hoje sindicatos das farmácias e dos distribuidores para recomendar a retirada de 58 medicamentos do mercado. Os problemas – constatados em testes laboratoriais – vão da qualidade até a constatação de corpo estranho nos remédios. Os laboratórios serão notificados e acionados na Justiça.

Procon neles!
A equipe do secretário Helton Renê (PP), do Procon-JP, inspeciona hoje pela manhã o funcionamento e o cumprimento da lei das filas nas agências bancárias da Capital.

Crise…
No ofício ao Conselho de Saúde de Campina, o hospital João XXIII informou a impossibilidade de manter sua urgência “diante da ausência de justa remuneração”.

…Na saúde
A secretária de Saúde, Luzia Pinto, tenta contornar. Ontem, ela anunciou disposição para viabilizar a elevação das verbas do hospital para o atendimento cardiológico.

Homem de fé
“Claro que eu acredito”, reafirmou o prefeito Luciano Cartaxo (PT) a respeito de sua expectativa de renovação da aliança com o PSB na eleição vindoura em João Pessoa.

Perda
“Foi partícipe, com destacada atuação, em todas as nossas vitórias”. Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) à Coluna, sobre a morte de sua ex-secretária Cristina Chaves.

Saída à francesa
O vereador pessoense Sérgio da Sac foi delicadamente convidado a se retirar do PSL pela direção estadual da legenda, segundo revelou o próprio presidente Tião Gomes.

PINGO QUENTE
“O PT não tinha esse direito de errar”.
Do senador Paulo Paim (PT-RS), lamentando que a legenda, da qual foi fundador, tenha se nivelado às demais em matéria de corrupção.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB