João Pessoa, 28 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os leitores da Coluna não se surpreenderam com a denúncia divulgada ontem pela Folha de São Paulo, envolvendo Vital do Rêgo, ministro do TCU e ex-senador paraibano. Conforme antecipamos, o jornal fez longa entrevista com Renan Trajano, ex-tesoureiro das gestões Veneziano Vital, em Campina Grande.
Ao periódico, Renan reafirmou o que já disse ao Ministério Público Federal numa representação assinada em maio do ano passado. As afirmações do ex-tesoureiro não chegam a ser novidade, porque a sua crise com a família Vital já rolava a boca miúda nos bastidores da política.
Sem juízo de mérito, o que seria precipitado de quem quer que seja, o que Renan diz ganha holofotes porque atinge ninguém mais ninguém menos do que o relator das contas de Dilma. Repousa sobre os ombros de Vital do Rêgo a tarefa de analisar as tais pedaladas fiscais e a defesa do governo.
Sobre ele estão todas as luzes da imprensa nacional. Natural, portanto, que a palavra e acusações de um ex-tesoureiro despertem atenção e recebam imediata projeção, por mais que a estratégia de defesa tenha seguido o caminho da desqualificação pessoal de Trajano e dos veículos de comunicação.
O assunto recorrente na cidade – com teses para todos os gostos – saiu das rodas de conversa em Campina Grande. Veiculada num começo de semana no maior jornal em circulação do Brasil, inevitavelmente, a repercussão é incontrolável, bem como todos seus desdobramentos e estragos.
A dimensão negativa da citação, por ora ainda carente de provas materiais substanciais, impõe ao ministro, dono de ascendente carreira política, todo o zelo na produção do aguardado relatório. Se sua indicação já foi questionada, devido suas estreitas ligações com o governo da presidente Dilma, agora, depois do tsunami Renan, o paraibano está, mais do que nunca, no centro das atenções.
Contra…
Citado na reportagem da Folha, o deputado e ex-prefeito Veneziano Vital (PMDB) viu a denúncia como requente. “Há três anos essas mesmas matérias são repisadas”, disse.
…Ataque
Veneziano insinua a autoria intelectual da denúncia a seus adversários em Campina Grande. “Já a autoria material é de uma pessoa sem credibilidade”, complementou.
Vital se pronuncia
Em nota, o ministro do TCU, Vital do Rêgo, repeliu todas as acusações de recebimento de dinheiro supostamente fruto de desvios da Prefeitura de Campina Grande, como afirma Renan Trajano. “Esse cidadão é conhecido na Paraíba pelos atos reprováveis, como a transferência de recursos públicos para sua conta pessoal”, acrescenta a nota.
Saindo de…
Socialistas se mostraram indiferentes aos números da avaliação da gestão Cartaxo. “Números não dizem nada”, reagiu Ronaldo Barbosa, presidente do PSB da Capital.
…Fininho
Já o secretário João Azevedo, uma das opções do PSB para 2016, evitou comentar o índice de 70% de aprovação. Disse desconhecer “os dados apresentados” na pesquisa.
DNA
Na solenidade do anúncio do calendário de aniversário de João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho focou na capitalização para si das obras do Estado na cidade.
Duas frentes
O deputado Wilson Filho (PTB) garante: a Frente pelo Desenvolvimento quer discutir os problemas de João Pessoa, mas não nega; “Dela poderá sair um candidato a prefeito”.
Terceira…
Para o ex-deputado Inaldo Leitão (PP), o empresário Zenildo Oliveira pode repetir a façanha de Mariz, em 1963, quando venceu a polarização Gadelha e Pires, em Sousa.
…Via
O perfil de Zenildo pode quebrar a atual gangorra política da cidade, pensa Inaldo, pouco simpático ao ensaio de volta do renunciante ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB).
PINGO QUENTE
“JGR (construtora) é um pingo no oceano do que fizemos juntos”.
Do ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande, Renan Trajano, se dirigindo ao ex-prefeito Veneziano Vital e ratificando todas as denúncias contra os irmãos.
* Reprodução do Jornal Correio da Paraíba
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024