João Pessoa, 08 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
No dia 25 de Julho foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, e o Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB) realiza neste sábado, 8, a partir das 8h, o evento “Jornada de Formação das Mulheres Negras”, voltado para a militância petista, simpatizantes, gestoras e parlamentares. A atividade acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel), localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 250, Centro de João Pessoa.
Organizado pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo, Secretaria Estadual de Mulheres e Secretaria Estadual de Juventude, a jornada terá como tema central “Mulheres Negras Petistas na Luta Contra o Racismo, Machismo e Violências”. Segundo Socorro Pimentel, secretária de Combate ao Racismo do PT/PB, esse será um importante momento para que as mulheres negras filiadas ao PT do Estado possam dialogar: “Esse será um espaço para debatermos o nosso lugar na sociedade e dentro do partido, assim como sobre a Marcha das Mulheres Negras, um movimento de extrema importância para a valorização e afirmação das mulheres negras brasileiras”.
A secretária Estadual de Juventude, Priscila Kelly, ratificou que “‘A Jornada de Formação das Mulheres Negras’ é um momento fundamental na organização do partido, pois amplia os espaços para o empoderamento das mulheres negras e permite a troca de experiências de vida com o objetivo de cada vez mais combater o racismo”.
Na programação estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, Organização de Mulheres Negras da Paraíba (Bamidelê), Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras, Grupo Capoeira Angola Palmares, Grupo de Mulheres Lalodê, e a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo de PT/PE.
Soraya Cordeiro, secretária Estadual de Mulheres, acrescentou que o PT, no marco de suas lutas e conquistas, tem procurado construir uma sociedade de modo igual para todos: “Nós, mulheres do PT, de forma organizada procuramos através do diálogo, mas muitas vezes com embates, defender que esta sociedade só terá uma justa igualdade com oportunidades iguais para homens e mulheres. Neste sentido temos investido na formação políticas das mulheres por toda a nossa história, e essa formação vem neste sentido, mas com a especificidade de discutir a organização das Mulheres Negras. Nossa responsabilidade nos impõe esmiuçar as chamadas condições sociais cruéis de preconceitos. Rumo a Macha Nacional vamos, com organização e conteúdo, defender o nosso lugar na condução humana da sociedade”.
“É de grande importância um evento assim, pois sabemos que atualmente as mulheres ampliaram significativamente o seu protagonismo na sociedade, no entanto, a discriminação ainda perdura, e para as mulheres negras ainda é mais cruel. Precisamos seguir lutando pelos nossos direitos, e tenho certeza que a batalha está ligada à ocupação de espaços de poder”, destacou a vice-presidente do PT/PB, e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo.
Após a sua realização em João Pessoa, a “Jornada de Formação das Mulheres Negras” está programada para acontecer em outras três cidades paraibanas: Campina Grande (15 de agosto), Sapé (22 de agosto) e Pombal (29 de agosto).
Confira programação:
08h00 -Credenciamento /Acolhida
08h15-Mística de Abertura
08h45- Mesa oficial
09h00- Mesa Temática 1: RACISMO E INTER-RELAÇÃO DE PODER NO PT
Expositoras: Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PB e Secretaria Estadual de Combate ao Racismo de PT/PE
09h40 Debate
10h00 Mesa Temática 2: VIOLÊNCIAS
Expositoras: Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra da Prefeitura de João Pessoa, Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, Bamidelê- Organização de Mulheres Negras na Paraíba e Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria
11h30 Debate
12h00 Almoço
14h00 Atração Cultural com o Grupo de Capoeira Angola Palmares do Bairro do Roger (Mestre Dário e Contra-Mestra Malu Farias).
14h15- Mesa Temática 3:CULTURAS
Expositores: Grupo de Mulheres Ialodê (INTOLERÂNCIA RELIGIOSA) e Grupo Capoeira Angola Palmares (A CAPOEIRA ENQUANTO RESISTÊNCIA).
14h45 -Debate
15h00- Mesa Temática 4: Organização Partidária das Mulheres na Marcha das Mulheres Negras
Expositoras: Instâncias do Partido e Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras 2015
15h30 Debate
16h00 -Propostas e Encaminhamentos
16h30-Encerramento.
OPINIÃO - 22/11/2024