João Pessoa, 19 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma coisa, ninguém pode negar. O arriscado e brusco movimento do prefeito Luciano Cartaxo deixou todo mundo da política tonto. Uns pensando que entenderam, outros buscando explicações para compreender a jogada do prefeito.
Ricardo Coutinho, que mantinha refém como um pião na unha, ganhou o PT, mas perdeu essa primazia de dono completo da situação. Cartaxo tirou essa espada da cabeça.
Cássio Cunha Lima até sinalizou, mas não detém a paternidade e nem o controle da estratégia de um Cartaxo agora mais livre, leve e solto.
José Maranhão, comandando o PMDB com mão de ferro, já precisa repensar até onde vai a viabilidade da candidatura própria de Manoel Júnior, dependente de uma aliança com o PSDB para vitaminar suas pretensões.
Reparando bem, Cartaxo jogou parecido com Ricardo no passado, ao sair do jugo PT para pilotar o próprio vôo. A diferença é que Luciano já é prefeito de João Pessoa. Se tiver a capacidade de construir as alianças corretas e apresentar um saldo de gestão consistente, pode repetir o caminho.
Dia…
Cartaxo e o vice-prefeito Nonato Bandeira, presidente estadual do PPS, já conversaram após a surpreendente troca partidária.
…Seguinte
Daqui pra frente, diante do cenário de desembarque do PT, Luciano vai contar com mais espaços para negociação e atração de siglas.
Caminhos…
São grandes as pressões para impedir a debandada petista. Hildevânio Macêdo (Sedurb) ainda não se pronunciou. Já Fuba (PT) ligou para Luciano entregando os cargos.
…Opostos
Na Secom-JP, o secretário Marcos Vinicius operou a articulação da mudança de partido, e o adjunto, Anderson Pires, defendeu posição inversa. Ambiente um tanto inusitado.
Cartaxo reage
Sutilmente, em nota, Luciano Cartaxo criticou hoje a decisão do desembarque do PT da sua gestão. “Ao assumir a prefeitura, uma ampla base de partidos deu apoio à gestão, até então liderada pelo PT. Em nenhum momento, o partido demonstrou a necessidade de qualquer rompimento com outras siglas na esfera municipal”, atirou.
Saia…
Em crise na Igreja, o arcebispo dom Aldo Pagotto foi constrangido no velório do padre Josenildo, anteontem, no Ginásio SESP, em Santa Rita.
…Justa
No meio do velório, uma fiel pegou um microfone e atribuiu a morte do padre a dom Aldo, acusado de perseguição implacável ao religioso.
BRASAS
*Filiado histórico do PT, Éder Dantas (Transparência) fez fundamentada carta de entrega do cargo.
*Giucélia Figueiredo (Mulheres) chega de Fortaleza hoje debaixo de pressões pra ficar.
*Jeová Campos, deputado do PSB, se recupera bem de cirurgia do diabetes e já perdeu 15 quilos.
*Clima de tensão e expectativa na região de Cajazeiras; a delação do construtor Francisco Justino assusta.
*Em Sousa, aliados de André Gadelha (PMDB) só falam numa tal de Passeata da Saia.
FALA CANDINHA!
“Ninguém perde o que nunca teve”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que Manoel Júnior (PMDB) fará com a promessa de apoio do PSDB?
PINGO QUENTE
“Jamais esperei que meu companheiro fizesse isso com o PT”.
Do deputado Anísio Maia (PT), frustrado com a decisão de Luciano Cartaxo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024