João Pessoa, 29 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Falta um ano para a eleição, mas o rompimento da aliança PT/PSB antecipou os fatos e em João Pessoa não se fala noutra coisa a não ser na sucessão municipal.
O fenômeno da antecipação eleitoral é bem típico da Paraíba. Termina-se uma eleição e começa-se outra. Na Capital, esse frisson ganhou ingrediente especial com a saída do prefeito Luciano Cartaxo do PT. Os nomes já estão na praça. Pra valer ou pra testar.
Esse caldeirão vai ferver ainda mais com a divulgação da pesquisa encomendada pelo Sistema Arapuan de Comunicação para sondagem do humor do eleitorado pessoense.
Os dados, com amplo questionário e cenários, serão conhecidos na nossa estréia no rádio e na TV do Sistema, nesta segunda dia 5, às 18h, no 60 minutos, novo programa da Arapuan FM 95,3, e no Frente a Frente, às 21h30, na TV Arapuan.
Como em tudo por aqui, a pesquisa do acreditado e conceituado Instituto Opinião, antes de sair do forno, provoca tensão de uns e ranger de dentes de outros.
Normal, em se tratando de Paraíba, onde tudo gira em torno da permanente guerra pelo poder. Por isso mesmo, a iniciativa do empresário João Gregório mostra ousadia e visão. Pra existir com altivez é preciso vencer os desassombros e ter sangue no olho. E que venham os números.
Contra a…
Empossado ontem na Articulação Política, o deputado Trócolli Júnior (PMDB), velejador nas horas vagas, chega com disposição de somar. “Vou trabalhar para juntar”, disse à Coluna.
…Maré
Dá pra fazer isso no governo de Ricardo, avesso aos políticos, indaguei. “Ricardo tem a responsabilidade de dividir o peso dos problemas da Paraíba com a classe política”, respondeu.
Carta…
O que a Coluna antecipou ontem pela manhã, o PSOL revelou à noite. A filiação aguardada era a de Victor Hugo, presidente do Sindfisco e crítico ferrenho do governo Ricardo.
…Na manga
“Resolvi ir além e consolidar minha filiação, estou à disposição do Partido. Ainda não sei as minhas tarefas para 2016”, despistou Victor. Mas entra pra disputar a Prefeitura da Capital.
Uma ‘cunha’ do PSB na Serra
Oficialmente agora eleitor de Campina Grande, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB-foto), está apto a ser o nome do governo na disputa da cidade, caso não haja aliança do PMDB e PSB em João Pessoa. De Ricardo, ontem, ouviu rasgados elogios, nas barbas do deputado Veneziano Vital (PMDB).
BRASAS
*Ricardo Coutinho falou pouco na posse do deputado Trócolli Júnior.
*Na solenidade, o senador José Maranhão já não esboçou o mesmo entusiasmo sobre candidatura própria do PMDB na Capital.
*O secretário João Azevedo (Infraestrutura) projeta a conclusão da Perimetral Sul e Viaduto do Geisel até junho de 2016.
*De Brasília à Paraíba, a nomeação do deputado Manoel Júnior no Ministério da Saúde é dada como certa.
*Flávio Moreira, diretor administrativo da Cinep, será candidato a vereador pelo PSB em João Pessoa.
*A Articulação Política do prefeito Luciano Cartaxo está “indo pra cima” dos partidos.
FALA CANDINHA!
“Galdino tem muito mais do que pocinhos de esperança de ser candidato a prefeito de Campina Grande”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Como o PSDB vai administrar na eleição de João Pessoa Lauremília na presidência e Cícero Lucena magoado?
PINGO QUENTE
“É uma troca ruim para o País”.
Do governador Ricardo Coutinho, sobre a substituição do ministro Arthur Chioro pelo paraibano Manoel Júnior.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024