João Pessoa, 29 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Anos de paródias, piadas prontas e personagens estereotipados na tevê consagraram no imaginário brasileiro a expressão “ora pois” como uma gíria corrente da fala dos portugueses. O curioso: em Portugal é quase impossível achar quem a diga.
Acredita-se que a expressão possa até ter sido usada há alguns séculos, mas, ao que tudo indica, caiu no ostracismo. Hoje comum mesmo por aqui é dizer “pois”. Assim, sem nenhum acompanhamento. É mesmo um vício dos portugueses, uma daquelas muletas linguísticas como o “tipo” e o “né”, tão comuns para os brasileiros.
Bombardeados há décadas pela novelas, pela música e pela imigração brasileiras, a maioria dos portugueses têm um bom conhecimento das expressões não formais mais comuns do nosso país. Muitos brasileiros, por outro lado, não têm lá muita ideia do que os “tugas” andam dizendo…
Por isso, para a estreia do blog, elaborei um top dez das expressões e gírias portuguesas mais comuns, mas que quase não são conhecidas pelos brasileiros.
Feita esse pequena apresentação, convido agora você a se juntar a mim em uma jornada para conhecer, aqui no blog, um pouco mais sobre a atualidade de Portugal, um dos países mais afetados pela crise econômica europeia e que agora ressurge com crescimento econômico e cultural acima da média de seu continente.
Ora Pois
OPINIÃO - 22/11/2024