João Pessoa, 05 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Sexta-feira começou o mês de outubro. Os 2º e 3º dias deste mês correspondem, portanto, a sábado e domingo. E sábado e domingo são dias feriados para a absoluta maioria dos brasileiros, já que “feriado” também significa “dia ou tempo em que se suspende o trabalho para descanso” ou “férias de um dia”.
Neste mês de 31 dias vamos “feriar” 5 sábados, 4 domingos, mais um feriado nacional (na segunda-feira 12, em homenagem à Padroeira do Brasil), havendo ainda outros 3 feriados parciais (ou semi-feriados) que por óbvio afetam o desempenho produtivo dos demais setores. São eles: a terceira segunda-feira do mês, dia 19, que aqui em João Pessoa corresponde ao “dia do comerciário” e em que o comércio fecha suas portas; a quinta-feira subseqüente, 15 de outubro, “dia do professor”, quando todas as escolas (públicas e particulares) ficam sem aulas; e a quarta-feira, 28 de outubro, “dia do servidor público”, em que todas as repartições públicas paralisam suas atividades.
Mas, a propósito deste 28 de outubro, o Governo Federal, bem no comecinho do ano, já definiu que em suas repartições (as do Poder Executivo) esse feriado especifico ficou transferido para a sexta-feira, dia 30. E assim procedeu com base no princípio da racionalidade e consequentemente para não prejudicar a semana de trabalho desde a quarta-feira (28) pela tendência que haveria para “enforcamento” das 5º e 6º feiras da mesma semana, especialmente diante do fato de que a segunda-feira, 2 de novembro, é o feriado nacional do “dia de finados” (Eta feriadão!).
E para que aqui em João Pessoa e na Paraíba não ocorra um super-feriadão desde a 4ª feira (28/10) até à segunda (2/11), a expectativa do setor privado é a de que o Governo do Estado e as Prefeituras acompanhem o procedimento do Governo Federal adotando o 30 de outubro, este ano, para o ponto facultativo dos servidores públicos. (Afinal, especialmente em tempo de crise, “só o trabalho constrói”).
OPINIÃO - 22/11/2024