João Pessoa, 08 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Decisão teve voto do paraibano Vital do Rêgo, cuja ligação no passado com o governo não inibiu posição
Se fizesse vistas grossas a todo o arcabouço incontestável de irregularidades nas contas da gestão da presidente Dilma Roussef, o Tribunal de Contas da União estaria assinando o seu atestado de desmoralização e a imediata conclusão de que serve para tudo, menos para cumprir sua obrigação técnica e constitucional.
A defesa do governo se resumiu a dizer, no máximo, que fez o que os outros fizeram. Ironicamente, uma tese parecida com a usada pelo PT em todos os escândalos de corrupção, genérica e cinicamente atribuídos a mero caixa-dois, como se este não fosse crime e nem depusesse contra o que se espera de partidos e homens públicos.
A decisão é inédita. Aliados e defensores da presidente podem argumentar que ela está sendo um bode expiatório. Se a lógica for essa, devemos fechar as portas do Brasil e entregá-lo ao atraso. Ora, todos os brasileiros, inclusive o PT, lutaram para o avanço das instituições. A posição do TCU, tal qual a atuação da PF e da PGR na Lava Jato, representa esses avanços historicamente reivindicados.
Estranho mesmo e digno de repúdio seria um Tribunal, responsável pela fiscalização das contas públicas, simples e solenemente ignorar os graves deslizes cometidos pelo governo para maquiar os maus gastos. Erros cometidos para ludibriar e enganar a todos com o objetivo exclusivo e maquiavélico de reeleger um projeto de poder, a qualquer custo, nem que esse preço fosse o desmantelo da conquista da nossa estabilidade econômica.
O TCU contrariou toda a lógica política reinante e suas tradições de agachamento e faz de contas e cumpriu seu dever. Postura didática que bem poderia pedagogicamente inspirar outros tribunais.
Tábua de…
O senador José Maranhão (PMDB) cobrou ontem no Senado celeridade nas obras da Transposição do São Francisco, cujo calendário de entrega sofre seguidas alterações.
…Salvação
Ao 60 minutos – da Rede Arapuan de Rádios –, Maranhão depositou na Transposição a única solução para a crise hídrica na Paraíba. “Não vejo outra saída”, acentuou.
Pode vir quente…
O líder da oposição, Renato Gadelha (PSC) mira sua metralhadora para o secretário de Segurança, Cláudio Lima, a quem atribui perseguições contra policiais paraibanos.
…Que eu estou fervendo
Já Hervásio Bezerra, líder do governo, concentra suas energias na atração de novos nomes à base. Faz segredo, por enquanto, mas já tem adesões na agulha.
Pacificação em Alhandra
Mesmo de licença, o deputado Branco Mendes (PEN) alvejou as relações do seu grupo político em Alhandra, sua principal base. Em nome da unidade da oposição, abriu mão de disputar à Prefeitura, pretensão que dividia com o sobrinho Renato Mendes (PSDB). Depois de uma conversa preto no branco, os dois se entenderam.
BRASAS
*O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) prepara programação especial para comemoração dos 151 anos de Campina Grande.
*Júlio Lóssio, prefeito de Petrolina, sede do encontro do G20 do Semiárido, vê em sua cidade e em Campina Grande dois cases na irrigação e tecnologia.
*Veneziano Vital, deputado e ex-prefeito, jogou campanha nas ruas da cidade para fortalecer a sua visibilidade pré-eleitoral.
*Ainda repercute o formato do Frente A Frente, da TV Arapuan, o novo debate semanal da televisão paraibana.
*O vereador Fuba Maroja (PT) assumiu de vez o script de oposição à gestão Cartaxo.
*Brilhante ator, Mateus Nathergale, de passagem por João Pessoa, almoçou esta semana no Mangai.
FALA CANDINHA!
“Na Paraíba, os governos pedalam, pegam banguela, descem a ladeira sem freio, empinam e dão rabeada”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando o TCE da Paraíba vai ter uma crise de TCU?
PINGO QUENTE
“Os bancos são os sanguessugas da Nação”.
Do deputado estadual Anísio Maia (PT), em solidariedade aos bancários em greve.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024