João Pessoa, 06 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, projeto de Lei de autoria do deputado estadual, Tovar Correia Lima (PSDB), que assegura aos alunos da rede pública estadual e particular com diabetes um cardápio especial, adequado a condição de saúde com baixo teor de açúcar e gordura. O Ministério da Saúde estima que na Paraíba 5,3% da população seja diabética.
“Esse projeto é importante porque vai garantir atendimento adequado ao aluno diferenciado, que por motivo de saúde necessita de um cardápio especial na merenda escolar. Apresentamos esse projeto com objetivo de proteger a dignidade das crianças e adolescentes que consomem merenda nos estabelecimentos de ensino. Temos que cuidar das nossas crianças e garantir a elas a perspectiva de futuro”, destacou.
De acordo com o projeto, as escolas deverão fornecer alternativas à merenda escolar do dia, possibilitando que o aluno portador da diabetes tipo 1 faça sua refeição juntamente aos demais sem agravar sua condição de saúde.
Os alunos portadores de diabetes ou seus responsáveis devem informar à direção da escola ou colégio tal condição, a fim de que haja tempo hábil para que um nutricionista elabore um novo cardápio adaptado.
Mortes por diabetes – No ano passado, 1.646 paraibanos morreram por causa do diabetes e neste ano já foram registrados nove óbitos por conta da doença. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Campina Grande e João Pessoa lideram o número de mortes por diabetes na Paraíba, nos últimos dois anos. Guarabira, Santa Rita e Patos, entre outros municípios, também se mantêm na lista das dez cidades paraibanas com maior incidência de casos desse tipo.
MaisPB
ELEIÇÕES 2026 - 01/11/2024