João Pessoa, 10 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta terça-feira (10), da cerimônia de abertura oficial do Fórum de Governança da Internet (IGF – 2015), que acontece até sexta-feira (13), no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação de cerca de 3.000 autoridades, empresários e especialistas em tecnologias da informação de 173 países. A presidente da República, Dilma Rousseff, impossibilitada de estar presente à solenidade, enviou mensagem ao Brasil e ao Mundo por meio de pronunciamento em vídeo.
Em sua fala, transmitida pela Internet para todo o mundo, Ricardo Coutinho transmitiu votos de boas vindas a todos participantes e profissionais da imprensa mundial e convidou-os a conhecer as belezas naturais da Paraíba e se deliciarem com a gastronomia paraibana, além de desejar total sucesso no evento.
Na ocasião, o governador destacou a importância do IGF 2015 para o Brasil e para o Mundo. “Sabemos que se trata de uma agenda importantíssima para o nosso país e para o mundo nesse início do século 21. Entendemos que esta 10ª edição do IGF, que tem como tema central a Evolução de Governança da Internet Empoderando o Desenvolvimento Sustentável, já acerta pela escolha do tema principal”, disse.
Ricardo ressaltou que desde o momento em que tomou conhecimento das articulações sobre a realização de mais uma edição do IGF no Brasil, o Governo da Paraíba tomou a iniciativa de apresentar o Estado e a cidade de João Pessoa. “As instalações do Centro de Convenções, com todos os serviços e facilidades, os nossos atrativos turísticos, a nossa hospitalidade como diferencial para esta décima edição. A realização deste IGF aqui marcará a história deste evento e de suas próximas edições. Esta edição de João Pessoa fora de grandes centros urbanos sinaliza a importância de Internet aberta em prol de novas fronteiras de desenvolvimento, mais sustentáveis e com especial atenção para melhor distribuição da riqueza por todas as regiões e comunidades. Este é um imenso desafio para todos nós”, pontuou. O governador citou ainda a experiência exitosa do portal da transparência disponibilizado no portal www.paraiba.pb.gov.br, espaço onde o cidadão acompanha os gastos públicos.
Ele destacou ainda que o IGF viabiliza o espaço coletivo e participativo para reflexão de potencialidades, riscos e recursos críticos relacionados aos avanços da Internet no mundo. “Este retorno do IGF ao Brasil, após a edição de 2007 no Rio de Janeiro, representa o reconhecimento por parte dos demais atores mundiais ao protagonismo do Brasil nas discussões globais sobre a governança na Internet”, revelou.
Ricardo parabenizou o Governo brasileiro e o CGI-br na condução das discussões sobre a regulamentação do marco civil da Internet no Brasil: “Estamos avançando ministro André, mas é preciso avançar mais”. E disse ainda que o modelo brasileiro de governança da Internet deve ser tomado como referência em outras partes do mundo. Lembrou que na Conferência Rio +20, a ONU já reafirmava a forte necessidade de se alcançar o desenvolvimento sustentável.
Em vídeo gravado, a presidente Dilma Rousseff também apresentou suas boas vindas aos participantes e organizadores do IGF 2015, e pontuou alguns tópicos sobre os desafios do Brasil e do mundo nos avanços da Internet. “Na verdade, um importante desafio temos pela frente diz respeito à condução do processo de reforma do sistema de supervisão das funções centrais da Internet. Esse exercício deve resultar na criação de uma estrutura de caráter global que efetivamente responda a demandas e aos anseios da comunidade”, revelou.
Dilma Rousseff defende que todos os países devem ter igualdade de condições. “Uma Internet que exclua setores não seria democrática. No Brasil a exitosa experiência como modelo multissetorial e pluriparticipativo implementado pelo nosso Comitê Gestor nos inspirou a construir e aprovar o Marco Civil da Internet. A Internet só é possível em um cenário que respeite aos direitos humanos, a liberdade de expressão, a neutralidade, a diversidade, a universalidade, a segurança e a proteção da privacidade. O nosso grande desafio e a ampliação do acesso à Internet para aqueles que ainda estão desconectados e é necessário o esforço de todos os participantes para que possamos avançar no desenvolvimento de uma sociedade com inclusão digital e esse é um compromisso de nosso governo”, concluiu, afirmando que o IGF é um dos mais importantes fóruns para continuar a trajetória de construção da Internet que permita o desenvolvimento sustentável. Bem vindos a João Pessoa, bem vindos ao Brasil”, declarou Dilma.
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou que nos próximos dias no IGF, serão compartilhadas informações, visões, experiências e propostas em busca do aperfeiçoamento do nosso ecossistema de governança da Internet. “No Brasil , o Marco Civil da Internet tem por fundamento valores como respeito à liberdade de expressão, os direitos humanos e o desenvolvimento da personalidade, claramente anuncia que o acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania, assim, um dos nossos grandes desafios atuais e a busca pela ampliação da infraestrutura de telecomunicações que dá suporte à Internet”, disse .
Na abertura da cerimônia foi exibido um vídeo com as potencialidades turísticas e gastronômicas da Paraíba, além da apresentação da cantora paraibana Lucy Alves, que interpretou a canção Sublime Torrão. A vice-governadora Lígia Feliciano, alguns deputados e diversos secretários de Estado participaram da cerimônia. Em seguida, as autoridades concederam entrevista coletiva a jornalistas brasileiros e estrangeiros que cobrem o evento.
MaisPB
ELEIÇÕES 2026 - 01/11/2024