João Pessoa, 13 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nesta quinta-feira (12), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) cobrou do Ministério da Saúde e do governo do Estado da Paraíba, transparência na divulgação dos casos de microcefalia, uma anomalia caracterizada por crânio de tamanho menor que a média.
“É preciso que a Secretaria Estadual de Saúde possa trazer as informações verdadeiras, que até agora não foram apresentadas à população, para que, em conjunto com o Ministério da Saúde, tanto em Pernambuco, como na Paraíba e no Rio Grande do Norte, possamos ter uma orientação clara à população, com transparência, com verdade, do que realmente está acontecendo” – alertou o senador.
Aumento drástico
Ontem, em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência por conta do drástico aumento no número de casos da doença. “Todas as hipóteses estão sendo avaliadas”, disse Castro.
Em Pernambuco, estado vizinho, foram notificados 141 casos nos últimos quatro meses. Cássio disse que, há cerca de quinze dias, profissionais de saúde registraram a preocupação com o avanço da anomalia.
“O Dr. Felipe, um grande médico pernambucano, já havia me falado sobre esse problema há aproximadamente 15 dias. E só ontem os primeiros dados começaram a ser revelados. É preciso que haja esclarecimento e informações para esse tema tão importante” – pediu Cássio.
Possíveis causas
Para o senador, há indícios evidentes de que “o surto vinha sendo abafado” e é imprescindível que a população seja alertada sobre a proporção e os riscos do problema. A decretação do estado de emergência em saúde pública, em tese, significa a garantia de que os serviços de saúde tratem a questão da microcefalia com prioridade. A investigação das possíveis causas do aumento vai ser feita em conjunto por equipes do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais.
Zika
A preocupação de Cássio Cunha Lima faz sentido. A comunidade médica trabalha com a hipótese de que o aumento de casos de microcefalia possa estar relacionado a infecções por zika vírus – vírus que foi identificado pela primeira vez no país em abril deste ano.
MaisPB
ELEIÇÕES 2026 - 01/11/2024