João Pessoa, 17 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A diferença entre o remédio e o veneno é a dose, ensina o provérbio popular. Com o uso da Internet, ferramenta poderosa de inclusão e democracia na comunicação, não é diferente. Esse foi o saldo da discussão promovida ontem no Frente a Frente, da TV Arapuan, conduzido por este colunista.
O debate alertou para os riscos de dependência e seus efeitos. Foi além do trivial e trouxe implicações neurológicas e psicológicas para quem abusa do uso e caminha para uma dependência perigosa, transferindo-se do mundo real para o ambiente virtual. “Antes, a gente orava antes das refeições, hoje a gente posta”, ironizou a psicóloga Alessandra Magalhães.
Não é por acaso que muitas pessoas ficam horas conectadas na internet ou simplesmente plugadas no celular. O consumo libera a dopamina, hormônio responsável por adrenalina e prazer, explicou o neurologista José Lopes.
Os casos de vazamento de conversas privadas e fotos íntimas mereceram parecer do advogado Wilson Roberto, especializado em crimes na Internet. A legislação prevê penalidade para danos morais, mas a recomendação é sempre de prudência na troca de conteúdos particulares.
Se convergiram para os alertas, as visões dos especialistas, de advogado a neurologista, com a participação e interação no estúdio com professores e estudantes, também ganharam consenso quanto ao determinante papel da Internet e das redes sociais na aproximação de pessoas, da revolução do ensino e no avanço da medicina.
Estamos todos inseridos nessa conexão de informações, num universo que produz igualdade e inclusão. Com o celular, todo mundo tem o poder de contar histórias, registrar fatos e se incluir nessa teia de escala mundial. Um instrumento que alterou comportamentos e remodelou as relações humanas e de consumo.
Momento…
Acertadamente, a assessoria do governador Ricardo Coutinho orientou-lhe a evitar se aprofundar em entrevistas no tema da instalação do TCM, afeto à Assembleia.
…Inoportuno
Falando em restrições financeiras e prestes a se reunir com Dilma para pedir pela seca, a ocasião não favorece muito a chancela a um tema antipático.
Dose…
Pétalas do Jardim Girassol tem lembrado ao governador Ricardo Coutinho o nome do deputado João Gonçalves (PSD) como opção de vice do outro João, o Azevedo.
…Dupla
Tido como popular e carismático na periferia, João complementa o perfil técnico do homônimo. Porém, precisa deixar o PSD, fechado com a reeleição de Cartaxo.
Tira-teima na OAB
Os advogados da Paraíba vão dizer hoje qual é o verdadeiro tamanho de Paulo Maia, da oposição, e Carlos Frederico, apoiado pelo atual presidente Odon Bezerra, na eleição da OAB. Se não houver surpresas, Carlos Frederico, mais político e com campanha melhor organizada e articulada, deve ser o eleito da categoria.
BRASAS
*Nas entrevistas, o secretário Luís Tôrres esbanja entusiasmo com a gestão e afinação com o discurso de Ricardo.
*Caladinho e como não quer nada, o deputado Antônio Mineral (PSDB) integrou a comitiva do governador na inspeção de obras do Hospital de Santa Rita.
*Cúpula tucana da Paraíba animada com a possibilidade de julgamento nesta quinta da chamada Aije Fiscal contra o governador.
*Prefeito Antônio de Braga e o líder da oposição, Célio da Usina, discutem formação de chapa única em Vieirópolis.
*Tibério Limeira, do Empreender-PB, ganhou crédito junto aos artistas, com o lançamento de linha específica para a categoria.
FALA CANDINHA!
Nem só de maldade vive dona Candinha. Hoje mesmo ela mandou zap-zap com um conselho de mãe ao prefeito Luciano Cartaxo: “Na hora do debate, só creche não resolve. O eleitor de João Pessoa não é menino não…”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Com João Azevedo candidato, qual papel sobrará para a deputada Estela Bezerra em 2016?
PINGO QUENTE
“Não se preocupem, vai ter disputa”!
Do deputado Veneziano Vital (PMDB-foto), mandando recado para os seus adversários em Campina Grande.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024