João Pessoa, 30 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A informação pegou todo mundo de surpresa. Já acostumados ao uso das urnas eletrônicas, os eleitores de todo o país deverão voltar ao tempo do voto manual nas eleições municipais do ano que vem. E não foi somente o eleitor comum que foi pego de surpresa. Na Paraíba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também não esperava por essa.
Conforme Viviana Targa, assessora de imprensa do TRE, o desembargador João Alves (presidente do tribunal) ainda aguarda por nota oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se pronunciar a respeito da informação.
Tão logo haja pronunciamento do presidente do TSE (ministro Dias Toffoli), o desembargador João Alves deverá tomar as medidas necessárias com relação às mudanças, fazendo pronunciamento em João Pessoa.
A Informação de que o contingenciamento impedirá eleições eletrônicas foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 30. Por falta de dinheiro, as eleições municipais de 2016 serão realizadas manualmente.
“O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico” diz o artigo 2º da Portaria Conjunta nº 3, de 27 de novembro de 2015. É a primeira vez que isso acontecerá desde 2000, quando todo o eleitorado brasileiro começou a votar eletronicamente.
Jãmarrí Nogueira – MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024