João Pessoa, 18 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Ricardo Coutinho não chegou ao governo da Paraíba por acaso. Afora o perfil de gestor que construiu, ele é dotado de sobeja habilidade política para lidar com situações estreitas e capacidade pessoal de impor suas estratégias no xadrez.
Ontem, esse jogo de cintura ficou novamente provado, sem margem para dúvidas. Ao invés de enviar PEC, de sua iniciativa, para a Assembleia, Ricardo se livrou da digital da inoportunidade do mau momento e transferiu para a conta da bancada.
Os governistas decolaram no Plano Plurianual emenda que viabiliza no orçamento os recursos necessários para a implantação do novo Tribunal. Ricardo se livrou, por enquanto, do desgaste da autoria, mas pavimentou o TCM, via Assembleia.
Não está criado, mas o que emplacou, quase como saída honrosa, é o suficiente para manter uma espada na cabeça do TCE, que tem na manga a prerrogativa de julgar as contas do governo e gerar muita dor de cabeça ao gestor de plantão. Ricardo terminou o ano como queria: com uma arma para medir forças com o TCE.
Em dois…
Como a Coluna antecipou logo cedo, a bancada governista tentou aprovar, sem sucesso, logo na Comissão de Orçamento, emenda para garantir o percentual de 0,4% ao TCM.
…Tempos
Sem voto suficiente, a estratégia foi ao plenário. Lá, o presidente Adriano Galdino (PSB) exercitou seu poder e tino. Entregou a presidência a Ricardo Barbosa (PSB), voto contrário ao TCM.
Pontos…
As maiores surpresas na votação. A virada de Anísio Maia (PT), antes reticente ao Tribunal. O petista bateu pesado no Tribunal de Contas do Estado, sem medo de ser feliz.
…Fora da curva
E o voto contrário, com direito a discurso inflamado e embasado, do deputado João Bosco Carneiro Júnior (PSL). Arriscou sua permanência na bancada governista.
Injeção na veia
A julgar pela votação ontem no STF, a presidente Dilma Rousseff (foto), ainda na UTI, já respira sem aparelhos. As decisões da Corte zeraram o jogo e deram a chance de Dilma eleger, por votação aberta, a maioria na Comissão do Impeachment. Com um adendo; se tudo der errado, tem o Senado com a condição legal agora para barrar.
BRASAS
*O Momento de Luz, com o padre Nilson Nunes, na Arapuan FM, já virou sucesso nas manhãs do rádio pessoense.
*Antes fervoroso na oposição, vereador da Capital, Lucas de Brito (DEM), anda calado demais
*Presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP), lidera a confraternização da Casa hoje à noite na Associação da Caixa.
*Tem escritórios se dando bem demais na gestão do prefeito Netinho de Várzea Nova, em Santa Rita. Voltaremos ao assunto.
FALA CANDINHA!
O percentual
Antenada com a votação da Assembleia, ontem, dona Candinha soltou a sua: “Pela primeira vez eu vi briga na política só por 0,4%…”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se Dilma se salvar, qual será o tamanho de Ricardo no Planalto?
PINGO QUENTE
“Quem for culpado que pague pelo o que fez”. Do presidente da FPF, Amadeu Rodrigues (foto), sobre as investigações na CBF e Fica, em entrevista à MaisTV.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024