João Pessoa, 19 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONCERTO

Ricardo prestigia Prima e destaca avanços em inclusão social

Comentários: 0
publicado em 19/12/2015 ás 10h56
Ricardo Coutinho com o filho e o cantor Geraldo Vandré

O governador Ricardo Coutinho prestigiou a apresentação do Concerto de Natal do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Além dele, estiveram presentes secretários de Estado e representantes da classe artística, a exemplo do compositor Geraldo Vandré. Pessoas da comunidade e pais dos alunos também prestigiaram o concerto de Natal do Prima, na noite desta sexta-feira (18).

Ricardo Coutinho destacou a transformação que o Projeto, criado em 2012, vem promovendo na vida de crianças carentes do Estado. “O Prima é muito mais do que música. Se fosse só isso já se justificaria, mas é muito mais que música. Quem acompanha um concerto como esse de fim de ano, quem acompanha o dia a dia do Projeto percebe a formação da disciplina desses jovens, da formação da corresponsabilidade com o mundo, do respeito ao próximo. Em síntese, isso é o Prima”, afirmou.

O governador ainda enfatizou os avanços conquistados pelo Projeto em três anos de execução. “Em apenas três anos – portanto muito recente –, nós criamos com recursos do Estado polos em 12 cidades, 19 núcleos, já que existem cidades com mais de um núcleo, propiciando a toda essa juventude o amor pela música e, com isso, a compreensão da formação cidadã, o olhar crítico sobre a realidade, o cotidiano que vivenciavam”, disse, ressaltando a ampliação do Projeto em 2016 por meio de parcerias.

E ressaltou: “Eu fico extremamente emocionado porque eu sei que nenhum estado brasileiro tem algo parecido com o Prima, com a sua extensão, com a sua capilaridade, razão dos resultados tão importantes na vida dessas pessoas, algo fundamenta.

O gestor do Prima, maestro Alex Klein, disse que o sentimento é o de dever cumprido. “É um privilégio chegar ao fim de mais um ano, de muitas conquistas, realizações em meio a uma conjuntura econômica desfavorável para todo o País. Ao longo do ano, realizamos mais de 200 concertos nas mais diversas cidades paraibanas. Esses jovens, com empenho e dedicação, nos mostram que é possível fazer sempre mais”, destacou. “São alunos capazes de tocar obras que assustam muitas orquestras profissionais, que mostram uma garra que redefinem o potencial do jovem paraibano”, acrescentou.