João Pessoa, 21 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Na política, tudo começa com sinais. O que vem depois é a materialização. Foi assim no bélico aniversário do então senador Ronaldo Cunha Lima, que culminou com o racha do PMDB, em 1998, ou no encontro administrativo de Luciano Cartaxo e Ricardo Coutinho, na Granja Santana, ano passado, que construiu a cena meses depois da inesperada aliança.
Movimento parecido está no palco entre PSB e PPS. Não por acas o presidente do PSB, em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, soltou release afagando o vice-prefeito Nonato Bandeira, incensando seu partido para uma composição na eleição do próximo ano na Capital.
Aproveita o hiato entre o vice e o prefeito Luciano Cartaxo para criar o ambiente da reaproximação política. Barbosa arranjou inspiração na imagem divulgada nas redes sociais de almoço banal em que Bandeira e João Azevedo se deixaram ser fotografados, em clima harmônico e descontraído.
Bom jogador, Nonato não corta o barato. Usa o silêncio momentâneo como seu grande aliado e ganha tempo para refletir sobre todos os cenários e hipóteses.
Voltando ao PSB, Ronaldo não jogaria essa carta sem o menor sinal do ‘chefe’. Para ficar clara a senha, ainda falta o referendo de Ricardo Coutinho, que costuma ser mais resistente e econômico nos afagos do gênero. Sobretudo, quando está num degrau acima. Porém, não há mais dúvida de que PSB e PPS já sentam à mesa. Literalmente.
Nova…
O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) começa o dia entregando a padronização das calçadas da orla marítima do Cabo Branco, logo cedo, às 7h.
…Dinâmica
As calçadas e estacionamentos do bairro passaram por novo ordenamento. Espaços antes ‘privados’ viraram vagas disponíveis para o público.
Pétalas…
Relatos de Guarabira dão conta que o grupo girassol na cidade até começou bem, mas começou a desandar nos últimos meses.
…Murchas
A persistir o quadro atual, o PSB guarabirense não terá outra opção a não ser engolir as diferenças e fazer aliança com o grupo Paulino.
Jogando pra “galera”
Pareceu combinado. Dois dias depois da militância petista, representada por CUT e MST, ir às ruas em favor do mandato de Dilma, Joaquim Levy (foto) jogou a toalha na Fazenda. Nas manifestações, as faixas apoiavam a permanência da presidente, mas criticavam a política econômica do governo. Caiu a última coluna de credibilidade do governo com o mercado.
BRASAS
*Gustavo Rabay e Antônio Toscano não são mais os advogados da jornalista Pâmela Bório na Vara de Família de João Pessoa.
*O senador Cássio Cunha Lima passou o fim de semana recarregando as baterias na Paraíba.
*Edição de ontem do Jornal da Paraíba pegou no pé dos paraibanos Hugo Motta, Manoel Júnior e Wellington Roberto.
*Senador Raimundo Lira (PMDB) exultante com a garantia de dotação para o início da duplicação da BR-230 até Cajazeiras.
*O deputado Rômulo Gouveia não perde tempo. Manteve agenda cheia de visitas pessoais sábado e domingo.
FALA CANDINHA!
Namoro
Ao ler a “cantada” pública do PSB, dona Candinha, comentou: “Tão dando bandeira demais”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Assim como fez em 2008, o PT da Paraíba vai de novo à Justiça contra o TCM?
PINGO QUENTE
“Não sou a favor de Dilma. Sou a favor da Constituição”. Do advogado Dalmo Dalari, para quem não há fundamentos jurídicos suficientes ao afastamento da presidente.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024