João Pessoa, 04 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

2016, uma nova página

Comentários: 0
publicado em 04/01/2016 ás 10h30
atualizado em 04/01/2016 ás 10h39
Ano novo chega com esperança renovada no presente e futuro

Ano novo chega com esperança como remédio contra incertezas e dúvidas

Dizer que 2015 foi um ano difícil é chover no molhado. A instabilidade econômica e política dispensam maiores apresentações de um período turbulento e de muitas incertezas, mas ficaram muitas lições. As instituições do Brasil estão funcionando, a democracia está viva e o povo consegue levar a Nação adiante, apesar de sua débil representação política.

2016 começa com o rescaldo de 2015 de previsões pessimistas. Problemas acumulados ano passado desembocam no ano novo. Muita coisa mal resolvida continua no colo do Brasil. A diferença é a sensação de que as soluções precisam vir. Não dá para perder dois anos seguidos, numa guerra histérica entre bem e mal.

Na Paraíba, o ano ferverá com a eleição municipal. Em João Pessoa e Campina Grande, duas praças de guerra montadas. Na Rainha da Borborema, a necessidade precípua do clã Cunha Lima manter o domínio do território frente às pretensões do deputado Veneziano Vital. Na Capital, o Jardim Girassol apostará tudo na retomada do poder.

O governador Ricardo Coutinho enfrentará, inevitavelmente, as ações que questionam seu mandato no Tribunal Regional Eleitoral. Ao que tudo indica, escapará ileso. Ele tem feito o dever de casa indicado para esses quadros. Pouca visibilidade da tramitação na mídia e muito trânsito no Judiciário.

Luciano Cartaxo acelera para administrar sua vantagem frente aos concorrentes. De testa, terá um PSB de garras afiadas e sangue no olho. A reeleição é parte fundamental no seu projeto político. Vencendo, abre um caminho viável para ampliar seu raio de liderança para o restante do Estado e pavimentar uma candidatura ao governo, em 2018.

2016 será um ano para, mais do que nunca, exercitarmos o que o brasileiro e paraibano tem de melhor. A incrível capacidade de se reinventar e superar as próprias limitações. E cá estamos com o mesmo espírito e cabeça erguida para documentarmos mais uma página desse grande e surpreendente livro da vida política.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB