João Pessoa, 07 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Gasolina e água na Paraíba; pouca e cara

Comentários: 0
publicado em 07/01/2016 ás 09h47
atualizado em 07/01/2016 ás 09h55
boqueirão

No auge da crise hídrica da Paraíba, Cagepa piora o acesso e aumenta preço da água

Poucas vezes na história foi tão difícil para o paraibano o acesso a um bem fundamental e básico. Se a água está escassa pelo agravamento da crise hídrica no Estado, sem muitas providências do governo, a não ser esperar pelo milagre de São Pedro, o pouco que consegue chegar à torneira descerá atravessado pela garganta do contribuinte.

Em ano de crise, o consumidor vai pagar 21% mais caro para ter água em casa. O paraibano fará mais uma cota de sacrifício para bancar os custos operacionais da Cagepa que, mesmo com milionário empréstimo na Caixa, não conseguiu deixar a zona vermelha e nem melhorar seus serviços.

Sem respostas práticas para o desabastecimento e a iminência do colapso em algumas regiões do Estado, o governo penaliza o cidadão, que já viu imposto (literalmente) sobre seus ombros o aumento da gasolina e da energia, forças motrizes do cotidiano.

A alta repentina dos combustíveis e a ameaça do fim do terminal da Transpetro, em Cabedelo, atormentam o Estado. A Paraíba começa 2016 com más notícias. Combustíveis e água, de uma só vez, escassos e pela “hora da morte”.

…Feito à
Foi oportuno o gesto do governador Ricardo Coutinho em cobrar da Casa Civil do Palácio do Planalto o mínimo de reciprocidade com a Paraíba.

…Ordem
As constantes ameaças da Petrobrás de retirada do terminal de abastecimento do Porto de Cabedelo atentam contra a Paraíba. E contra um aliado.

Sim…
Coube a vice-governadora Lígia Feliciano a missão protocolar de receber, de viva voz, da Petrobrás, a promessa de manutenção do terminal de combustíveis no Porto de Cabedelo.

…Não
Secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Wilbur Jácome, repeliu especulações de problemas técnicos no Porto. “O Porto está apto”, garantiu.

maranhaocasaDando o troco
Foi longa a mais nova conversa do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, com o senador José Maranhão (foto), líder do PMDB paraibano. Anteontem, na casa do senador no Altiplano, Maranhão discorreu com Ruy sobre o cenário de 2016. Dias depois de ser hostilizado pelo governo.

BRASAS
*Bloco na rua – João Azevedo já dá expediente pré-eleitoral, reunindo aliados e organizando a estrutura de campanha.

*Tô nem aí – Luciano Cartaxo já deu mostras: nem responde diretamente a Ricardo e nem a João Azevedo.

*Pra quê? – O raciocínio do prefeito é simples. Ricardo não é candidato e polarizar com João, último nas pesquisas, só ajuda o adversário.

*Possibilidade – A articulação de Cartaxo não desistiu de contar com o apoio do PTB, do deputado Wilson Filho, pré-candidato a prefeito.

*Quem avisa… – Em Campina Grande, o vereador Galego do Leite (PTN) dá um conselho: “Oposição dividida só beneficia quem está no poder”.

*Mãozinha – O deputado Manoel Júnior (PMDB) anda sorrindo à toa: os ataques do governo a Maranhão facilitam sua vida e pré-candidatura.

FALA CANDINHA!
De ligações estreitas com Campina Grande, dona Candinha lamenta a crise hídrica que afeta a cidade: “Em Campina, dindim de leite está mais barato do que dindim de água”. Como diria Wellington Alexandre de Farias; “Ô velhinha ruim”!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Ricardo tem nome pronto para substituir João Azevedo na super Secretaria de Recursos Hídricos?

Ricardo CoutinhoPINGO QUENTE
“Eu não me ajoelho”. Do governador Ricardo Coutinho (PSB-foto), sobre seu recado ao governo Dilma na questão da cabotagem do Porto de Cabedelo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB