João Pessoa, 14 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Coordenador da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Siderval Miranda apontou três problemas para o desabastecimento de combustível na Paraíba. Um deles, seria a grande demanda do consumidor paraibano no fim de semana. Em entrevista à equipe da MaisTV (canal de vídeos do portal MaisPB), ele comentou que entre dezembro do ano passado e janeiro deste, muitos motoristas resolveram encher o taque de seus veículos, devido ao receio de que os combustíveis acabassem. O comentário foi feito durante coletiva de imprensa convocada pelo MP, ANP e pela companhia Docas para falar sobre o desabastecimento.
Vários fatores provocaram essa situação, conforme o coordenador da ANP: a greve dos petroleiros, que impactou os estoques, de gasolina principalmente. Depois, ainda segundo ele, problemas na refinaria de Cubatão, que abastece a região Nordeste. “E houve uma corrida da população aos postos para abastecimento, que teve um efeito dominó, prejudicando ou piorando a situação que estava sendo enfrentada”.
Siderval Miranda disse que a situação está normalizada e aconselhou os consumidores a não encherem os taques. “Entrem em um processo de regularidade com relação ao abastecimento. Abasteçam dentro daquilo que é comum. Para que essa atitude ajude na diminuição do preço. Se encher o tanque, aumenta a demanda e dificulta a diminuição dos preços”, disse o coordenador da ANP.
Jãmarrí Nogueira-MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024