João Pessoa, 27 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PELO TERCEIRO ANO

‘Responsável’ é a palavra mais utilizada por brasileiros no LinkedIn

Comentários: 0
publicado em 27/01/2016 às 10h14
atualizado em 27/01/2016 às 08h00

A palavra ‘responsável’ continua sendo a mais utilizada pelos profissionais brasileiros que estavam no Linkedin em 2015. Em 2014 e 2013, a mesma palavra liderou o ranking.

Na pesquisa de 2012, a palavra mais usada foi ‘experimental’, já em 2011, o termo foi ‘multinacional’. As informações fazem parte de um levantamento que lista as palavras mais repetidas pelos usuários em seus perfis na rede social.

Em 2014, o ranking ficou assim: responsável, estatégico, criativo, sólida experiência, extensa experiência, experiência internacional, especializado, planejamento estratégico, apaixonado e motivado.

Segundo Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn para a América Latina, “a campanha é um convite para que as pessoas repensem chavões corporativos e sejam mais naturais em seus perfis, usando uma linguagem próxima à vida real. Uma das maiores vantagens das redes sociais são as conversas que elas proporcionam e também podemos conversar em um contexto profissional”.

Veja o ranking dos clichês mais usados pelos brasileiros em 2015:
1) Responsável
2) Liderança
3) Estratégico
4) Sólida experiência
5) Criativo
6) Planejamento estratégico
7) Extensa experiência
8) Experiência internacional
9) Apaixonado
10) Motivado

Brasil x mundo
Dificilmente um brasileiro irá se descrever como “bem-sucedido”. Mas mundialmente essa é uma das principais palavras. Outra expressão que aparece com frequência em outros países é “orientado”, um termo que não está entre os mais citados no Brasil.

Já as palavras “liderança”, “motivado” e “criativo” são as que mais se repetem nos 20 países pesquisados. O brasileiro, conhecido pela sua criatividade, não usa tanto o adjetivo quanto os americanos e mexicanos, por exemplo. A comparação com o México mostra ainda que expressões frequentes, como “próativo” e “especializado” são menos populares por aqui.

Em destaque aparece o termo “apaixonado”, muito citado em quase todas as parte do mundo.

G1