João Pessoa, 28 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Lira; pés no Senado e olhos em 2018

Comentários: 0
publicado em 28/01/2016 ás 11h15
atualizado em 28/01/2016 ás 11h20
raimundoliraoculos

Raimundo Lira: um ano após posse, de olhos bem abertos para o projeto de reeleição no Senado

Com os pés fincados na última semana em solo paraibano, o senador Raimundo Lira dá pistas de sobra. Está decidido a prospectar bases e sintonia popular para o projeto de reeleição.

Senador pela circunstância da saída precoce do titular, Vital Filho, da política, o empresário bem sucedido com negócios consolidados em Brasília tenta religar os laços com seu estado de origem.

E o faz isso abraçando causas de interesse dos seus conterrâneos. A começar pela sua terra natal Cajazeiras, que há mais de uma década tenta decolar seu aeroporto regional, em três governos diferentes.

Raimundo elegeu, ainda, a duplicação da BR-230, bem como a revitalização do Porto de Cabedelo, como bandeiras de lutas. Se associa a intervenções estratégicas e sonhos antigos dos paraibanos.

Na política, enraíza contatos com lideranças peemedebistas e incensa, sempre que pode, o governador Ricardo Coutinho, sem perder diálogo e mantendo porta aberta com outra facções.

Sem cochilar, sonha de olhos abertos com a chapa encabeçada por Maranhão e tendo Ricardo como companheiro de disputa pelo Senado.

Com muita gente na frente, vai precisar acelerar muito até 2018. Mas já está com o carro na pista. Turbina não lhe falta.

Freio de…
Coube ao presidente do Tribunal de Justiça, Marcos Cavalcanti, aliviar a sequência de derrotas do governo na polêmica de Areia Vermelha.

…Arrumação
Cavalcanti, que em 2015 assumiu o governo graças a um gesto do governador Ricardo Coutinho, assina a decisão que derruba liminares dois juízes.

Aqui…
Enquanto na Paraíba lutamos há anos para conseguir, finalmente, um calado de 11 metros para o nosso Porto de Cabedelo…

…Acolá
Em Pernambuco, o estaleiro Promar entregou seu primeiro navio 100% pernambucano. A empresa tem contrato de US$ 536 milhões só com a Petrobrás.

crea-giucelia figueiredoDelimitando espaços
Futura presidente estadual do PT, com o iminente desligamento de Charliton Machado para participar da eleição, Giucélia Figueiredo (foto) não vê riscos de interferência da direção nacional contra a candidatura própria do partido, em João Pessoa. Ela reconhece a relação amistosa com o PSB, mas aliança entre as duas siglas só num eventual segundo turno.

BRASAS
*Lutas – Em pouco mais de um ano, o deputado Ricardo Barbosa atravessou três barras: a morte prematura do irmão, Raniery, um câncer, e agora o falecimento do pai, seu Manoel.

*Tô fora – O prefeito de Cabaceiras, Luiz Aires, já vinha há algum tempo maturando a desistência da reeleição. Ontem, se livrou do peso e anunciou a decisão.

*2016 – O deputado Dinaldo Filho (PSDB) está focado. Ele se mexe para fortalecer seu projeto de disputar a Prefeitura de Patos.

*Espinhos – Em Sapé, o prefeito Roberto Feliciano (PSB), alvo de denúncias, vai precisar descascar o maior abacaxi para se reeleger.

*Tentáculos – O deputado Manoel Júnior não está só cuidando de seu projeto em João Pessoa. Ontem, se reuniu com outros pré-candidatos. Entre eles, Léo Micena, em Bayeux.

FALA CANDINHA!
Auxiliar
Atenta aos passos de Raimundo Lira, dona Candinha saiu-se com mais uma das suas. Receitou ao senador um grande aliado para suas pretensões em 2018: “Um GPS ”, sugeriu, com aquela cara de gata que esconde as unhas.

PONTO DE INTERROGAÇÃO?
Por que a secretária Livânia Farias praticamente sumiu no segundo mandato de Ricardo?

trócolliPINGO QUENTE
“O desgaste é grande”. Do secretário de Articulação Política do Estado, Trócolli Júnior (PMDB-foto), admitindo os efeitos negativos das últimas decisões tomadas pelo governador Ricardo Coutinho.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB