João Pessoa, 01 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os Procons de todo o país divulgaram nesta segunda-feira, dia 1, o Boletim Sindec 2015. Feita em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), a publicação apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons que são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante 2015. Ou seja: quais são as empresas que têm o maior número de reclamações.
O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços. Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.
Na Paraíba atualmente 04 Procons encontram-se integrados ao Sindec, e juntos estes registraram 24.689 atendimentos em 2015. Ou seja: A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/PB conta com sua sede e 09 (nove) Núcleos perfizeram um total de 9.338 atendimentos e os tres 03 (três) Procons Municipais existentes, o de João Pessoa com 11.295, Cabedelo com 718 e Campina Grande com 3.238 atendimentos.
As dez empresas mais demandadas em 2015 na Paraíba foram:
Posição | Fornecedor | Quantidade |
1º | OI FIXO/CELULAR | 3.376 |
2º | CLARO/EMBRATEL/NET | 1.577 |
3º | ITAÚ | 1.563 |
4º | SKY | 1.318 |
5º | BRADESCO | 1.054 |
6º | ARMAZEM PARAIBA | 944 |
7º | TIM/INTELIG | 851 |
9º | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 662 |
10º | VIVO/ TELEFONICA /GVT | 649 |
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