João Pessoa, 02 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A política não é um movimento estanque. Na Paraíba, é pra lá de dinâmica, como diria o ex-deputado Manoel Gaudêncio, lapidador da célebre frase.
Nessa nuvem de tantas mudanças, no dizer do político mineiro Magalhães Pinto, alguns se sobressaem pelo estilo. E abusam.
Por isso, não é de ser admirar nenhum pouco as idas e vindas do presidente da Câmara de João Pessoa, Durval Ferreira, veterano nesse jogo de interesses e cartadas.
Se ano passado era mais conveniente garantir seu tamanho na gestão municipal, afirmando e reafirmando várias vezes em notas e em entrevistas seu apoio à reeleição do atual prefeito, em 2016 passou a ser mais negócio mudar o discurso e deixar a porta aberta.
Raposa velha na política pessoense, Durval joga em duas frentes: barganha com o prefeito a manutenção do apoio e acena com disponibilidade para a oposição. A prevalecer o seu histórico, conseguirá seus objetivos íntimos. Afinal, há tempos ele vai papando tudo que quer na Câmara.
Nascido num tempo em que a palavra empenhada valia mais do que dinheiro, Durval é político à moda nova. Nada daquele costume antiquado em que os homens e líderes faziam acordos tendo como única e exclusiva garantia o fio do bigode. O de Durval, apesar de generoso, só serve, pelo visto, para, bem conservado “negro”, compor os traços de sua face.
Fim de…
Pré-candidato do PSB, o secretário João Azevedo (PSB) dissipou rumores de que o seu partido ainda pode mudar o nome para disputar a eleição de João Pessoa.
…Papo
“A fase de definir quem é o candidato já passou”, respondeu, secamente, João Azevedo, enterrando os que ainda esperam pela volta do projeto Estela Bezerra (PSB).
Pistolões…
Pouca gente sabe, mas o patrono da indicação do advogado Anselmo Castilho (PT) para o IBAMA é o deputado federal Wilson Filho (PTB), e não o PT, como se presume.
…Fortes
Já o padrinho da nomeação do ex-deputado Vital Costa (PP) para a Superintendência de Recursos Minerais atende pelo nome de Aguinaldo Ribeiro (PP).
Mensagens ditas e não ditas
Na Assembleia Legislativa, o governador Ricardo Coutinho falou da crise, mas focou na receita investimento como remédio contra a recessão. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) gastou mais tempo falando em obras a serem entregues durante o ano em João Pessoa. Os dois tentando sair como vencedores da crise.
BRASAS
*DISTINÇÃO – No Frente a Frente, da TV Arapuan, o deputado Wilson Filho (PTB), pré-candidato a prefeito da Capital, asseverou: juventude não pode ser confundida com maturidade.
*AMISTOSO – O clima na volta à Assembleia foi melhor do que no recesso de troca de farpas. Oposição e governistas até posaram para fotos.
*SALTO ALTO – Dirigentes do PT reclamam, nos bastidores, do pouco caso e indiferença de setores do Jardim Girassol.
*APARÊNCIAS – O deputado Gervásio Filho (PMDB) justificou a ausência na visita de Michel Temer. “Não iria fingir que está tudo bem”.
*MOSQUITO – Adalberto Fulgêncio (PSD) deu o primeiro dia de expediente elegendo como meta o combate ao inimigo do momento: Aedes Egypt.
FALA CANDINHA!
Dona Candinha sobre a decisão do PSOL de fechar as portas para o PT, em João Pessoa. “Desse jeito, a única aliança que o PT vai fazer é com a crise”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Por que o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) precisa periodicamente reforçar que mantém Ronaldo Filho na vice?
PINGO QUENTE
“Essa carapuça não me serve”. Do vereador Bosquinho (DEM-foto), sobre sugestão do deputado Efraim Filho (DEM) para que ‘incomodados’ se retirem do partido.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024