João Pessoa, 12 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Investimento. Essa é a única saída para vencer a crise e a recessão, na visão do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Essa receita vem sendo defendida por Ricardo junto a presidente Dilma Roussef, conforme tese que ele renovou, de viva voz, ontem, no 60 Minutos, da Rede Arapuan de Rádios.
O remédio não é fácil de ser administrado num paciente que respira por aparelhos e que vem, reiteradamente, optando pelos cortes para equilibrar as finanças. Aí está o desafio; se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Ricardo acha possível conciliar as duas coisas. Equilibrar com crescimento. E isso, na visão do socialista, só é possível com a máquina funcionando e o Estado tocando obras, gerando emprego e fazendo a economia girar. Faz isso por aqui tentando engatar seu programa Mais Trabalho – que prevê continuidade de obras iniciadas na primeira gestão e novas ações.
Nesse contexto, o empréstimo de R$ 1 bilhão que a Paraíba pleiteia junto ao Banco do Brasil e a organismos internacionais, chegaria na hora certa. Um elixir para diminuir as incertezas das quedas de receitas e as ameaças permanentes a regularidade de serviços e pagamentos básicos.
Após reiterados apelos do governador e de vencidas as barreiras burocráticas, o Tesouro Nacional ultima os preparativos para conceder o aval necessário para a efetivação da operação financeira destinada a investimentos de infraestrtutura.
Na prática, também, é a presidente Dilma Rousseff sinalizando politicamente em reciprocidade ao estratégico apoio de Ricardo na luta contra o impeachment. Efetivado, Ricardo suspira mais aliviado na gestão e ganha novo fôlego para ajudar os aliados na eleição de 2016.
Cada um…
Aliado, mas não de calças abaixadas. É mais ou menos assim que Ricardo define sua relação política com a presidente Dilma Rousseff.
…No seu quadrado
Tanto que ele vem reiterando a necessidade de a presidente modificar rumos do governo. “Mas não está na ordem do dia qualquer rompimento”, frisa.
Mão…
“Temos que ajudar o brasil a sair desse momento. É uma onda negativa que se espalhou em 2015. Vamos para outra etapa”, prega o governador.
…Estendida
Ricardo renovou sua disposição de lutar em defesa de Dilma e contra os “coveiros que tentaram enterrar o Brasil”, numa alusão à oposição.
Pecado capital
Foi um excesso de sinceridade. A fala do senador José Maranhão (PMDB-foto) fez muita gente corar. Ao Rádio Verdade, de Nilvan Ferreira e equipe, na Rede Arapuan de Rádios, velho cacique soltou, hoje: “Não se iludam: Cartaxo está disparado”. A expressão foi para justificar a necessidade da candidatura do PMDB para garantia do segundo turno.
BRASAS
*INTERLOCUTOR – O senador Raimundo Lira procurou pessoalmente o secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, para pedir a liberação do empréstimo da Paraíba.
*DIANTEIRA – Candidato apoiado pela atual gestão da Unimed, Demóstenes Cunha Lima parte com um trunfo: o rendimento dos médicos cresceu 77% nos últimos três anos.
*PALANQUE – Pré-candidato a prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), recebeu promessas de apoio logístico do PMDB da boca do vice-presidente Michel Temer.
*CONCEITO – Vereador Renato Martins (PSB) aproveitou o gancho do aumento da passagem para cobrar “mobilidade humana”, em João Pessoa.
*ANZOL – Ministério Público Federal foi provocado a mexer nas águas turvas da distribuição de carteiras de pescadores na Paraíba.
FALA CANDINHA!
De dona Candinha sobre a iminente concessão do empréstimo à Paraíba. “Já estava na hora de Dilma completar a oração de São Francisco: é dando que se recebe”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando a Câmara de Conciliação, do Ato 5, divulgará os primeiros dados dos débitos e contratos?
PINGO QUENTE
“A política é a arte de conversar”. Do presidente estadual do PSDB (foto), Ruy Carneiro, com leque tucano aberto.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024