João Pessoa, 22 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu, na noite deste domingo (21), matéria denunciando desvio de água no Canal da Redenção, no município de Sousa, Alto Sertão paraibano. A denúncia foi feita com base em auditorias operacionais e o monitoramento das contas públicas realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).
Veja entrevista clicando AQUI
De acordo com a matéria, pipeiros, pequenos produtores rurais e empresários, entre eles o ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, são acusados de desviar água. Em contato com o Fantástico, Tyrone disse que que atualmente a sua fazenda é arrendada ao empresário Thiago Isis, que também está sendo investigada pelo TCE.
A captação ilegal de recursos hídricos nesse canal foi constatada pela Auditoria Operacional nas Várzeas de Sousa e uma Auditoria Operacional da Situação Ambiental do Entorno dos Principais Reservatórios, ambas realizadas em 2014/2015 e coordenadas pelo conselheiro Fernando Catão, corregedor do TCE-PB.
Os relatórios completos dessas duas auditorias podem ser acessados no Portal do TCE (portal.tce.pb.gov.br) na aba publicações, no link http://portal.tce.pb.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/piva.pdf
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024