João Pessoa, 24 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Eleição é guerra, conceituam os famosos profissionais do marketing político. Paz só com os eleitores. Lançado há quatro dias pelo PSB, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, percebeu logo que para se afirmar como terceira via na disputa em Campina Grande não há espaço para política da boa vizinhança. Nem que para isso precise incluir no rol de críticas um ‘aliado’.
Galdino elegeu uma temática para dar a largada na sua difícil empreitada de se afirmar entre gigantes da política de uma cidade com uma auto-estima bem acima da média. Provocar o eleitor a refletir sobre a gangorra das chamadas “oligarquias”da cidade.
Nessa lista, apontou Romero Rodrigues (clã Cunha Lima) e até Veneziano (grupo Vital do Rêgo) como representantes e frutos do poder familiar. Foi a oficialização do fim da trégua de um Galdino que até aqui tinha adotado um discurso soft.
Se apresentando como “filho do povo”, Adriano busca agitar as massas mais pobres da cidade ou setores oriundos dela a votar e apostar num dos seus, como forma de Campina Grande apontar para um novo caminho, diferente da alternância das últimas três décadas. Insere, por tabela, o clã Ribeiro.
Não é, na verdade, tarefa fácil, porque sua identificação com a cidade também será naturalmente questionada pelos seus adversários, mas Galdino está convencido que há um campo aberto e novo a ser ocupado na política campinense. Para isso, não medirá esforços. E nem pancadas, se preciso.
Palmo a…
Na assinatura da ordem de serviço da Avenida João Suassuna, Galdino fez questão de dizer quais serão todos pontos ligados pela nova via.
…Palmo
Uma solar demonstração de quem, nas entrelinhas, quer provar pragmaticamente que conhece Campina Grande nas suas entranhas.
Garantia…
Na agenda hoje com os senadores paraibanos, em Brasília, o prefeito Luciano Cartaxo reservará capítulo especial para o Anexo I, 10º Andar.
…Mínima
É lá que ele tratará com Cássio Cunha Lima da tese de aliança entre PSD e PSDB, em João Pessoa. Cássio quer ouvir o sinal verde para a vice.
Reforçando a tropa
Nova líder do Bloco da Minoria na Assembleia, a deputada Camila Toscano (PSDB-foto) não descarta o crescimento da bandada de oposição na Casa. Por enquanto, prefere não citar nomes, mas prometeu: “Vamos continuar atuando com firmeza na fiscalização aos atos do governo”.
BRASAS
*A ex-secretária de Saúde de João Pessoa Roseana Meira está em Brasília cursando doutorado.
*Eugênia Victal, talentosa apresentadora de TV, avalia duas novas propostas de trabalho.
*Como prometido, o Fórum dos Servidores fez barulho hoje em frente à Assembleia.
*Arthur Bolinha (PPS) deve aumentar o tom na disputa pela Prefeitura de Campina. Não livrará nem o seu ex-partido, o PSB.
*Juscelino Miguel, superintendente da Pesca, é opção consistente e com discurso de renovação na eleição de Sapé.
*A colegas, o vereador Durval Ferreira (PP) disse, depois de se encontrar com Cartaxo, que cansou de promessas e espera agora ‘atitudes’.
*Nas inserções do PMDB, o deputado Manoel Júnior ressalta a palavra “esperança”.
FALA CANDINHA!
Na mesma mesa
De dona Candinha comentando declaração do governador Ricardo Coutinho sobre as oligarquias paraibanas. “Nem parece que já se aliou a Cunha Lima, Maranhão, Ribeiro, Vital, Morais, Feliciano…”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até quando Veneziano Vital segurará a onda calado?
PINGO QUENTE
“Ela é a própria crise”. Do líder do Movimento Brasil Livre, Kim Kataguari (foto), sobre a presidente Dilma.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024