João Pessoa, 26 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CASA DA PÓLVORA

Pôr do Sol Instrumental tem big band, food trucks e exposições

Comentários: 0
publicado em 26/02/2016 ás 14h28
atualizado em 26/02/2016 ás 15h52
5 de Agosto Jazz Band

Um mix de música instrumental, artes plásticas e comida alternativa abrirá o projeto Pôr do Sol Instrumental, nesta sexta-feira, dia 26, em João Pessoa. A partir das 16h, a 5 de Agosto Jazz Band fará um show digno de uma big band, na Casa da Pólvora. A programação também conta com duas exposições: Kolofé (de Elioenai Gomes) e Acervo Walfredo Rodriguez, com fotos antigas da cidade de João Pessoa. Serão instalados diversos food trucks e food bikes no entorno da Casa da Pólvora. A entrada para o evento realizado pela Prefeitura de João Pessoa – através de sua Fundação Cultural (Funjope) – é gratuita.

“É um momento cultural de alta qualidade, com boa música, boas artes plásticas e comida gostosa”, disse Maurício Burity, diretor da Funjope. Ele destacou que o projeto Pôr do Sol Instrumental será realizado sempre na última sexta-feira de cada mês, contando com música, exposições de telas, fotos e esculturas. “Além disso, ainda contará com uma variedade de alimentos alternativos preparados em food trucks e food bikes. Assim, o Pôr do Sol Instrumental é um evento que tem essa proposta de divulgação da boa arte, mas também do lazer e da interação social”, completou Maurício Burity.

Ele falou, ainda, que o incentivo à música instrumental faz parte da política cultural da Fundação. Ele lembrou que, entre 29 de novembro e 5 de dezembro do ano passado, a PMJP realizou a terceira edição do Festival Internacional de Música Clássica. “Foram 23 concertos em uma média de quatro por dia, com músicos da Rússia, Alemanha, Holanda, Israel, Estados Unidos e, claro, do Brasil. Concertos ambientados em belíssimos cenários de igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Batista e do São Francisco”, disse Maurício.

5 de Agosto Jazz Band

Os músicos da 5 de Agosto Jazz Band se apresentarão a partir das 16h na Casa da Pólvora, no Centro Histórico, em um palco lateral ao monumento. Conforme o maestro Rogério Borges, a apresentação terá 10 peças no repertório, todas elas nos mesmos moldes executados pelas big bands internacionais. São obras, inclusive, de Glenn Miller, Dizzy Gillespie, Stevie Wonder, Duke Ellington e Jaco Pastorius.

O repertório terá ‘Stella by starlight’ (de Victor Young, com arranjo de Nelson Riddle), ‘Autumn leaves’ (de Joseph Kosma, com arranjo de Peter Blair), ‘Blue invasion’ (de Louie Bellson), ‘In a sentimental mood’ (de Duke Ellington), ‘In the mood’ (de Glenn Miller) e ‘Blue Bossa’ (de Kenny Dorham, com arranjo de Sy Johnson).

A 5 de Agosto Jazz Band também executará ‘Funky Cha-cha’ (de Arturo Sandoval), ‘A night in Tunisia’ (de Dizzie Gillespie, com arranjo de Glenn Osser), ‘The Chicken’ (de Jaco Pastorius, com arranjo de Rogério Borges). O repertório contará, ainda, com um medley de Stevie Wonder (com arranjo de Bob Lowden).

Kolofé

‘Kolofé – Um caminho de expansão Afro Cultural’ é o título da exposição de telas do artista paraibano Elioenai Gomes, que poderá ser vista nesta sexta-feira, dia 26, na Casa da Pólvora. A mostra reúne 17 telas produzidas nas ruas do centro histórico de João Pessoa. Conforme o artista, as obras “resgatam a memória dos anônimos da nossa história, a mão de obra escrava utilizada nas construções dos  casarões, praças, igrejas, ruas e monumentos. Relacionando esta ancestralidade com as divindades do panteão africano, interligando a fé como força de resistência entre todos escravizados”.

Elioenai Gomes, autor da exposição 'Kolofé'

Elioenai Gomes, autor da exposição ‘Kolofé’

A exposição foi uma dos vencedoras da 3ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras, patrocinado pela Petrobras, com realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Cultura. O 3º Prêmio Afro (premioafro.org) contemplou expressões artísticas de estética negra nos segmentos de dança, artes visuais, teatro e música nas cinco regiões do Brasil. Este projeto de artes visuais foi selecionado pela região Nordeste, sendo o único representante da Paraíba entre os 20 vencedores.

Serviço:

Projeto Pôr do Sol Instrumental

Local: Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital

Dia: sexta-feira, 26 de fevereiro

Horário: às 16h

Atrações: show da 5 de Agosto Jazz Band e exposições de Elioenai Gomes e Walfredo Rodriguez

Entrada gratuita