João Pessoa, 29 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Por mais que o prefeito Luciano Cartaxo repita o mantra do trabalho, o exaustivamente preferido nos últimos meses, a hora é de avançar na política, ampliar as alianças e alargar as relações.
Cartaxo startou esse dever de casa. As recentes conversas com o senador Cássio Cunha Lima e José Maranhão, comandantes do PSDB e PMDB, respectivamente, provam o esforço empreendido pelo prefeito.
E já estava na hora. Com diálogo aberto com Cássio, sinaliza positivamente na direção da aliança já no primeiro turno e afaga um ninho tucano naturalmente envergado a ir com o PSD como forma máxima de reforçar o contraponto a Ricardo.
Demorou, mas finalmente acenou para o senador José Maranhão. Em bom tempo. O PMDB vive delicada e arranhada relação com o PSB, cujos gestos de hostilidade ao líder peemedebista não deixam margem para interpretações.
Se não der em nada, o diálogo com o PMDB pelo menos constrói, no vácuo do confronto com os socialistas, uma pauta mínima de convivência para eventual adesão no segundo turno da eleição.
O momento inspira Cartaxo a catalisar para si ventos de arejamento. O posto que ocupa leva-o obrigatoriamente a posição privilegiada no xadrez estadual. Se comportar como líder com capacidade de aglutinação é o mínimo que a conjuntura pede.
Ao abrir o leque, Luciano ‘fecha’ com novas possibilidades e opções.
Pratos na…
O senador José Maranhão e o ex Cícero Lucena (PSDB) voltaram a se encontrar, em conversa amistosa e cheia de risos.
…Mesa
O novo encontro nesse domingo ocorreu no The W Restaurante, na orla de Manaíra. Sob olhares atentos do ex-deputado Gilvan Freire.
Portas…
Às 9h de hoje, Cássio Cunha Lima recebe, em seu escritório, a bancada tucana na Câmara de João Pessoa para tratar de composições.
…Abertas
Ouvirá o que prega os vereadores e compartilhará parte do que ouviu da boca de Luciano Cartaxo, semana passada, em Brasília.
Contrastes
Estudante em greve de fome na Reitoria da UFPB desmaiou na madrugada de domingo, buscando sensibilizar a atual a gestão para uma política digna de assistência estudantil. Horas depois, ao meio dia, a reitora Margareth Formiga foi vista em Coqueirinho (Conde) apreciando os sabores da culinária marítima.
BRASAS
*Fila – Depois de Flávio Lúcio Vieira, mais um assessor da reitora Margareth Formiga deve entregar pedido de demissão nesta segunda.
*Peso – O ingresso do presidente da Unimed-JP, Alexandre Magno, de gestão bem avaliada, reforçou a chapa Compromisso com Resultados.
*Mercado – Na Feira de Mangabeira, Manoel Júnior (PMDB) tentou convencer eleitores a entrar no seu balaio de votos.
*Conciliação – Com graduação técnica e formação de militância, o secretário Adalberto Fulgêncio pretende cuidar do vírus zyka, mas sem descuidar da política.
*Renovação – Ex-secretário de Imprensa de Pernambuco, Evaldo Costa mexeu com a equipe do Portal MaisPB numa palestra rica e motivadora sobre o ‘novo jornalismo’.
*Ponto de equilíbrio – Gilberto Carneiro, procurador-geral do Estado, combina eficiência na missão que ocupa com o perfil de voz das mais sóbrias do Governo Ricardo.
*Telinha – Nesta segunda-feira, tem mais um Frente a Frente, na TV Arapuan, às 21h30.
FALA CANDINHA!
Menu
Bisbilhoteira, dona Candinha tentou descobrir qual foi o cardápio do almoço entre Maranhão e Cícero. Como não conseguiu, arriscou: “Filé de suspense ao molho de surpresas”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quem escapará da esperada renovação de mais 50% na Câmara da Capital?
PINGO QUENTE
“Lula está sitiado”. Do governador Geraldo Alckmin (foto), ironizando o recuo estratégico do ex-presidente, acusado de ter sido favorecido por empreiteiras com um sítio em Atibaia (SP).
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
EM SOLENIDADE - 06/01/2025