João Pessoa, 02 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
De dois em dois meses, a escultura de “Davi”, uma das obras-primas de Michelangelo (1475-1564), passa por um minucioso processo de limpeza e conservação e que este ano custará 20 mil euros (mais de R$ 80 mil), conforme revelou a equipe responsável por esse trabalho.
Uma segunda-feira a cada dois meses, restauradores sobem em um “moderno andaime” ao lado da famosa figura para poder “alcançar os pontos mais altos”, já que a escultura tem mais de cinco metros de altura. De acordo com a restauradora Paola Rosa, que realiza esta tarefa desde 2005, o objetivo é limpar a célebre imagem feita pelo artista renascentista das partículas que se depositam.
A manutenção de “Davi” e de outras obras de Michelangelo que estão na Galeria da Academia de Belas Artes de Florença é realizada há 13 anos graças à associação sem fins lucrativos “Friends of Florence” (Amigos de Florença), que desde 2003 já investiu quase 500 mil euros (mais de R$ 2 milhões) na conservação dos trabalhos do mestre florentino.
De acordo com Paola, as tarefas de limpeza da escultura utilizam ferramentas como “pincéis e aspiradores de pó muito delicados”. A frequência dos trabalhos permite a ela avaliar continuamente o aspecto da escultura e assinalar, caso seja necessário, eventuais anomalias.
“Apesar dos meus mais de 30 anos de experiência com obras de arte, ainda não me acostumei”, disse ela sobre a importância da obra.
Para continuar com esta atividade, a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença assinou ontem com a associação um acordo para que o grupo se ocupe das despesas de conservação das esculturas de Michelangelo.
“É preferível investir em cuidados constantes e frequentes antes de uma restauração de longo prazo. Essa é a nossa filosofia. Para nós, este é um projeto fundamental porque acreditamos que a conservação do nosso patrimônio, em particular de obras desta importância, deve ser inexoravelmente objeto de prevenção e cuidado contínuos”, explicou à Efe a presidente da “Friends of Florence”, Simonetta Brandolini d’Adda.
G1
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