João Pessoa, 05 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
É preciso atentar para um detalhe. Mesmo após o anúncio dos primeiros nomes da reforma obrigatória pela desincompatibilização, muitos espaços continuam em aberto no secretariado do prefeito Luciano Cartaxo.
Ou seja, ele não gastou todas as balas agora e guardou munição para novos entendimentos e negociações com partido e possíveis aliados. Vai mexendo e absorvendo de acordo com a conjuntura e o avanço em negociações já entabuladas.
E acertou. Não fechou portas. Há ainda conversas em gestação com partidos indefinidos. Apoios com considerável peso. Guardar lugar, portanto, é uma estratégia acertada para o percurso até a chegada das convenções, quando o martelo realmente é batido.
No geral, nessa primeira etapa, Cartaxo conciliou o preenchimento dos cargos vagos pelo prazo de desincompatibilização, com a necessidade de correção de encaminhamentos e ampliação de resultados, e a acomodação partidária, cristalizada com os apoios do PP, PC do B e PHS, por exemplo.
Aos nomes com quem conversou, dividiu o desejo de que busca com as alterações a combinação de gestão, trânsito social e fortalecimento político ao seu projeto de reeleição. Luciano quer gente que agregue, some e consolide a imagem da administração, prestes a ser julgada pelo eleitor.
Quer não somente sustentar os índices de aprovação de seu governo, mas garantir que eles representem intenção de voto e resultado eleitoral.
Um
O vereador Fernando Milanez (PMDB) chegou a sinalizar insatisfações, mas foi escolhido e alçado à condição de secretário de Turismo, que estava em aberto.
Dois
O PP, do deputado Aguinaldo Ribeiro, também dono de queixas, foi bem contemplado na reforma. Ganhou Sedurb e Semam.
Três
Novo presidente do IPM, Moacir do Carmo é nome apontado pelo vereador Pedro Coutinho, de volta à Câmara de João Pessoa.
Quatro
Na prática, Cartaxo rearrumou a gestão, adequou internamente, acomodou aliados e contemplou 17 vereadores aliados na Câmara.
Na hora certa, no lugar certo
Jovem, articulado e piloto de trânsito fácil nas camadas sociais e políticas de João Pessoa, o empresário Diego Tavares (foto) foi escolha acertada para o perfil que Cartaxo prospectava. O prefeito buscava um nome com “tamanho” e capacidade de relações públicas e traquejo para reforçar a articulação política e social do governo.
BRASAS
*Alto nível – Instigante o conteúdo do debate entre publicitários e especialistas em pesquisas eleitorais, ontem, no Frente a Frente, da TV Arapuan.
*Feras – Ruy Dantas (Sin), Arturo Arruda (ArtC Natal-RN), Emanuelton Borges (Instituto Alfa) e Paulo de Tarso (Consult-RN) travaram papo inteligente e antenado.
*GPS – Do fim de semana pra cá, o governo monitorou todo o tempo os passos de Luciano Cartaxo para a reforma.
*Furo – O secretário João Azevedo (PSB) se antecipou à adesão do PPS, ao dizer que vem se reunindo com o vereador Bruno Farias, presidente da legenda na Capital.
*Cargo – Marta Moura, cunhada do deputado Anísio Maia (PT), está prestes a desembarcar na presidência da Fundac.
*Professoral – Na Para Ronaldinho Cunha Lima Filho (PSDB), vice-prefeito de Campina Grande, o público abaixo do esperado no evento do PSB, sábado, tem explicação.
*Na canela – “Geralmente, comissionado e contratado só se sente obrigado a ir a convocação do chefe no expediente da semana. No sábado, nem tanto”, cravou.
FALA CANDINHA!
Na vida real
No supermercado, fazendo sua feirinha semanal, Dona Candinha se assustou com o valor da conta. Olhou bem sério para o caixa e perguntou:
– Você sabe como é o nome disso?
Meio assustado o funcionário só balançou a cabeça negativamente. Ouviu em seguida da boca de nossa falastrona uma só palavra:
– Golpe!
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quantos partidos agüentam a mesma marcação cerrada que o PT é alvo?
PINGO QUENTE
“Quem diz o contrário está blefando”. Do deputado federal Wilson Filho (PTB-foto), sobre sua disposição de pré-candidatura a prefeito de João Pessoa.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024