João Pessoa, 14 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
próxima segunda

OAB-PB inicia ‘CineOAB’ com o filme “O Mercador de Veneza”

Comentários: 0
publicado em 14/04/2016 às 09h04
atualizado em 14/04/2016 às 06h10

A Comissão de Direito, Arte e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciará, na próxima segunda-feira (18), o projeto “CineOAB – Direito e Arte em Película”, com a exibição do filme: “O Mercador de Veneza” de Michael Radford, uma adaptação da aclamada obra de William Shakespeare.

A apresentação acontecerá no cinema da Fundação Casa de José Américo, localizada na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, às 19h00.

De acordo com o presidente da comissão, o professor e advogado Raphael Carneiro Arnaud Neto, após a exibição do longa-metragem, acontecerá palestra do professor Felipe Negreiros (UFPB), que abordará temas jurídicos relevantes apresentados na trama.

Raphael Carneiro Arnaud ressalta que a interseção entre Direito, Arte e Cultura pode se revelar das mais diversas formas. “O estudo integrado de formações socioculturais fundamentais como direito, filosofia, sociologia, psicologia, psicanálise, cinema, literatura, pintura, música e manifestações artísticas em geral, é um campo pautado pela interdisciplinaridade, em franca e vertiginosa ascensão”, afirmou.

“O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, ao lado do retrato das vinculações humanas e sociais da época, nos apresenta interessantes perspectivas sobre o direito civil (contrato, fiança, cláusula penal, inadimplemento contratual, garantia ao crédito), processo (o julgamento de Shylock e a execução da pena), teoria geral do direito (princípios gerais, validade da norma, formalismo), filosofia (a ideia e o fim da Justiça)”, acrescentou.

O presidente destaca também que a arte possibilita uma nova maneira de pensar, onde Direito e criatividade não são excludentes. “O alcance do conhecimento demanda muitas pontes, inúmeras viagens e constantes peregrinações através de muitos campos de artes e saberes”, comentou.

MaisPB