João Pessoa, 20 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Ex-líder do PMDB na Câmara Federal no Governo Lula, o paraibano Wilson Santiago conhece bem os bastidores do poder e as relações políticas em Brasília. Não por acaso, transita bem com altas figuras da República, a começar pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.
À coluna, Santiago compartilhou sua leitura sobre o momento político atual. Pra começo de conversa, enxerga como quase impossível a reversão da situação da presidente no Senado.
Assumindo o poder, Michel Temer – pensa Wilson – não pode perder um segundo que não seja para viabilizar o governo, acenar para o setor produtivo, políticas sociais e recuperação econômica. Do contrário, se não empolgar e nem trouxer resultados, pode emprestar fôlego para a retomada de Dilma.
Pessoalmente, o petebista acha que Temer – profundo conhecedor do Congresso – tem todas as credenciais políticas e partidárias para reunir o maior número possível de aliados, promover ajustes e enxugamento da máquina e liderar uma gestão de coalizão.
Para Wilson, esse será outro grande desafio ao virtual interino novo presidente: conseguir essas conquistas, num ambiente de incertezas, contestações e alvo de uma oposição inflamada liderada pelo PT, que sabe desconstruir e obstruir como ninguém.
Hipótese…
Fontes palacianas garantiram à Coluna. O governador Ricardo Coutinho nem cogita mudança de planos em João Pessoa.
…Descartada
Estrategista de faro, Ricardo apenas tem cobrado à sua articulação estratégias para fortalecer a candidatura de João Azevedo.
Martelo…
Interrogada por repórteres na Assembleia, a deputada Estela Bezerra (PSB) descartou possibilidades de alterações de planos.
…Batido
“Nosso candidato é João Azevedo e ele será o prefeito de João Pessoa, pode anotar”, sentenciou a socialista, em tom definitivo.
Cobertor curto
Com os cortes financeiros, deputados, da oposição e do governo – estão refazendo as contas, diminuindo despesas e reavaliando contratos. A decisão do corte foi do presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), em decorrência da redução do duodécimo, provocado pela queda das receitas do Estado.
BRASAS
*Caixa postal – Relatos dão conta de tentativas frustradas do ex-presidente Lula em telefonemas a parlamentares paraibanos.
*Sobrevivência – Governistas menos ricardistas começaram a discretamente formar uma bancada “meio” independente. Já são pelo menos quatro.
*Cacique – Apelidado pelos amigos de “índio”, o secretário Luís Tôrres ouviu ontem muitos votos de parabéns pelo Dia 19 de Abril.
*Arsenal – O PSB está atento a tudo que acontece em João Pessoa e documentando, em vídeo, problemas da cidade.
*Pedaladas – Na tribuna da Assembleia, o deputado Raniery Paulino (PMDB) chamou atenção para alerta do TCE ao governo por saques no Fundo Previdenciário.
FALA CANDINHA!
Octógono
De dona Candinha sobre o novo discurso do PT de que #vai ter luta, no lugar do #nãovaitergolpe: “Eles estão pensando que estão no MMA…”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que Eduardo Campos estaria dizendo se estivesse vivo?
PINGO QUENTE
“Foi uma atitude desrespeitosa”. Do tesoureiro estadual do PMDB, Antônio Souza, sobre a pixação da sede do PMDB.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024