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Em tempos de crise, comércio on-line cresce 20% no Brasil

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publicado em 26/04/2016 ás 08h32

O comércio online no Brasil tem registrado crescimento constante nos últimos anos. Em 2015, enquanto o varejo tradicional apontou queda de quase 4%, o digital teve faturamento de R$ 41,3 bilhões, com crescimento de 20% na comparação com o ano anterior.

O resultado é potencializado por novas plataformas de comércio digital, como os marketplaces, verdadeiros shoppings virtuais que vendem todo tipo de produto, de roupas e eletrônicos a serviços variados.

O mais recente empreendimento a entrar em operação é a Vendaecia.com, empresa com base na Paraíba e considerada o primeiro marketplace do Nordeste. “O cenário de retração da economia formal gerou oportunidades para que o comércio eletrônico se tornasse um dos principais aliados dos brasileiros. O consumidor já sente mais confiança na compra, pela segurança do pagamento e velocidade da entrega, além da possibilidade de comparar preços e entender qual a melhor relação custo-benefício”, explica Marcelo Paiva, Diretor de Operações e co-fundador do Vendaecia.

Contando com parceria de grandes players como Buscapé, MoIP, GoDaddy, Apiki, Digitalks, PayPal, IBM, Mercado Livre, KPL, Correios e Sebrae, a solução criada pela Vendaecia.com inclui criação da loja solo, inclusão no marketplace e capacitação dos empresários para poderem gerir suas operações online.

“A gente já vem há um ano com o trabalho da nossa loja virtual e tem sido um sucesso. A Vendaecia disponibilizou a plataforma e nos treinou para o funcionamento da retaguarda da loja virtual. A previsão é que a gente entre no marketplace agora em maio. Acredito que será um passo maior para a nossa empresa, com a possibilidade de atingir o Brasil todo. Num momento difícil que vivemos na economia, é preciso criar e ultrapassar barreiras para alcançar novos mercados”, diz Felipe Mangueira, da Pivete Moda Infantil.

Isso tudo garante presença junto a um público que cresce ano a ano. Os números do relatório Webshoppers 2015 mostram que 39,1 milhões de consumidores virtuais realizaram pelo menos uma compra em 2015, volume 3% maior que em 2014.

Segundo Aldo Pacheco, diretor de Tecnologia e Novos Negócios da Vendaecia, o modelo de marketplace minimiza os riscos para pequenos e médios empreendedores. “Trazemos uma solução baseada em tecnologia de ponta, capacitação técnica, parceria entre empresas. Uma oportunidade para pequenos e médios varejistas apresentarem seus produtos para o Nordeste, Brasil e o mundo”, afirma.

Mix de produtos

Nessa primeira etapa, o foco do Vendaecia.com são os segmentos de moda, têxtil, acessórios, calçados, casa e decoração, saúde e bem-estar, cosméticos, eletrônicos e serviços. As marcas que já fecharam com o e-commerce são da Paraíba, Pernambuco e Paraná, mas a empresa já abre frentes para trazer lojistas também de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso.

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