João Pessoa, 28 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nos bastidores, a candidatura da secretária Cida Ramos já é dada como certa no PSB, após a retirada de João Azevedo. É o que dizem auxiliares do governo, dirigentes partidários e deputados socialistas, em off.
Talvez essa decisão prévia, já celebrada pelo governador Ricardo Coutinho, explique o tom levantado por Cida na reunião ontem do PSB, em João Pessoa.
Depois de ouvir da ‘concorrente’ um discurso soft e macro, de conjuntura e de exortação pela unidade, a professora escolheu uma linha mais combativa, se colocando na disputa e defendendo seu perfil como o mais apropriado para o momento.
A opção de Cida para ganhar a militância surpreendeu a parlamentar. Ela havia dito que não disputaria abertamente a vaga. Cida mexeu com os brios da ala à lá Estela e cutucou a onça. Não será de estranhar se a deputada mudar a batida do bumbo daqui em diante.
Estabelecida essa contenda, pelo menos na arena do partido, espera-se agora o veredicto do governador Ricardo Coutinho. O líder maior dos girassóis na Paraíba já teria decidido, tanto que os aliados menos conceituais sinalizam pró-Cida, valendo-se da velha máxima do rio correndo pro mar.
A escolha exige uma série de precauções. Estela, o natural Plano A, já foi substituída por uma tese, o Plano B, que fracassou. No Plano C, de Cida, a última aposta, Ricardo não pode mais falhar.
Pulga atrás…
No núcleo restritíssimo do governo, procura-se desvendar de onde partiu o vazamento da reavaliação do quadro, até então, mantida em sigilo.
…Da orelha
As suspeitas são muitas, mas até agora sem nenhuma pista concreta. Foi a publicação da estratégia quem antecipou a degola de Azevedo.
Me incluam…
Se dependesse do sentimento da bancada do PSB na Assembleia, o deputado Gervásio Maia seria o escolhido para disputar em João Pessoa.
…Fora dessa
De olho no comando do Poder, Gervásio já mandou avisar: só tem foco no momento para cumprir o que os colegas decidiram.
‘Solidariedade’ a João
Enquanto o secretário João Azevedo se esforçava para cumprir o script do dia seguinte, posando para fotos ao lado do governador Ricardo Coutinho, o secretário de Articulação, Zennedy Bezerra (PSD-foto), cravava relembrando 2012, ano em que o então prefeito Luciano Agra teve o direito à reeleição negado: “O secretário João Azevedo acaba de tomar a doce cicuta (planta venenosa) do governador Ricardo Coutinho”.
BRASAS
*Lançamento – O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) apresenta hoje as principais atrações do Maior São João do Mundo.
*Magistrado – Expoente do PSB e candidato em Campina, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, evita entrar no debate do girassol pessoense.
*Estetoscópio – Mesmo na Saúde, o secretário Adalberto Fulgêncio mantém o ouvido atento às batidas da política.
*Bola pra frente – O PPS, que articulava apoio a Azevedo, não se abate. O presidente municipal, Bruno Farias, decretou: “Nos mantemos no campo da oposição”.
*Ponderação – Líder da oposição na Câmara, Renato Martins (PSB) tem leitura racional e defende a autocrítica dos erros que derrubaram João.
*No vácuo – Veterano, o ex-senador Efraim Morais viu espaço a ser ocupado pelo DEM nas últimas horas.
FALA CANDINHA!
Últimos a saber
De dona Candinha dando um conselho para aliados do PSB: “Pra ficar informado dos bastidores do partido, é fácil: é só acompanhar a imprensa”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quem mais se beneficia dessa batida de cabeça no PSB: Manoel Júnior ou Luciano Cartaxo?
PINGO QUENTE
“Isso é a vida”! Do deputado estadual e líder do governo, Hervázio Bezerra, lamentando a retirada de João Azevedo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024