Opção alçada pelo governador, Cida tem o desafio de mostrar que é mais do que a escolhida de Ricardo
Consolidado o insucesso da estratégia que tentou viabilizar o secretário João Azevedo como o trunfo para recuperar o poder em João Pessoa, o PSB não perdeu tempo e joga suas fichas agora na digna professora e secretária Cida Ramos.
Cida tem bem menos prazo para se consolidar no processo, diferente de João cuja pré-candidatura começou a ser trabalhada nos primórdios de 2015, com aparições e mensagens subliminares, foi oficializada em novembro passado e morreu no começo de abril.
A favor da secretária de Desenvolvimento Humano, o perfil mais combativo e o histórico de atuação política nos movimentos sociais, ingredientes que lhe permitem maior contato e feedback com a militância, ávida por um agente que devolva entusiasmo e perspectiva.
Forjada na adversidade, Cida terá que absorver todo o bônus do apoio do governador Ricardo Coutinho, um reconhecido cabo eleitoral na cidade, sem deixar de construir sua identidade própria no processo, coisa que não foi permitida a João Azevedo, técnico experimentado, mas reduzido, por erro de cálculo, a mero ungido e dependente da liderança do chefe.
A condição de candidata apoiada por um eleitor com a influência política de Ricardo é uma vantagem inicial importante, mas não basta, como se chegou a crer e vender. Estela Bezerra (2012) e João Azevedo (2016) estão aí para provar.
Fogo…
Aliados da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) estão preocupados, e com razão, com os revezes interno em torno de seu nome.
…Brando
Em seis meses, Estela sofreu dois vetos. Pergunta-se: o que tem nela que o PSB evita trazer para a eleição? Ou o que ela não tem?
Murchando “O projeto do PSB está esgotado”. A frase é do prefeito Luciano Cartaxo (PSB-foto), para quem a retirada da candidatura do supersecretário João Azevedo, tido e havido como o melhor quadro da legenda depois de seu líder maior, representa um processo de definhamento do Jardim Girassol, em João Pessoa.
BRASAS
*Pacificação – Com relação rompida desde 2012, os irmãos Hervázio e Odon Bezerra se reconciliaram. Ontem se encontraram nos bastidores do Frente a Frente, da TV Arapuan.
*Foi deles – João Azevedo tentou, mas não disfarçou o constrangimento no lançamento de Cida. E soltou uma frase enigmática: a decisão foi unilateral do partido.
*Retirado – A declaração de João vai de encontro à versão apresentada pelo PSB, segundo a qual o candidato desistiu da disputa.
*Rede – Sales Dantas, secretário-executivo da Pesca, foi voto vencido no PSB. Era da opinião que Estela Bezerra seria a melhor para substituir João.
*Assistência ameaçada – Com o corte do convênio com o Estado, a AACD de Campina Grande, que atende a 600 crianças com necessidades especiais, corre o risco de fechar.
FALA CANDINHA!
Letras
De dona Candinha sobre os planos A, B e C do PSB: “O partido tem que ter cuidado para não esgotar o alfabeto”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até quando o PSDB vai postergar a decisão de quem apoiar em João Pessoa?
PINGO QUENTE “Desculpa de amarelo é comer barro”. Do deputado Bruno Cunha Lima (PSDB-foto), sobre a justificativa do PSB para retirar João Azevedo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB