João Pessoa, 09 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
No jogo da política, há muitas peças. Umas para serem usadas e outras para serem removidas. O jogo do PSB, em João Pessoa, não ficou e nem ficará apenas no lançamento da professora Cida Ramos, ungida pelo governador Ricardo Coutinho.
Na semana da apresentação de Cida, o partido começou a mexer o tabuleiro para derrubar pedras no caminho. Uma delas é a pré-candidatura do deputado federal Manoel Júnior, do PMDB, que faz, ao mesmo tempo, oposição ao prefeito Luciano Cartaxo e ao PSB, com a mesma energia e disposição.
O processo de queimação ficou evidente nos últimos dias. Como pólvora, a citação do deputado pelo procurador Rodrigo Janot pelas ligações pessoais com Eduardo Cunha. A estratégia girassol tratou logo de dar cores as tintas e criar o cenário eleitoral com Manoel Júnior fora do baralho. Até a própria Cida Ramos chegou a desdenhar e colocar as pretensões do peemedebista em dúvida.
Paralelamente, o PSB trabalha para tirar do páreo também o deputado federal Wilson Filho, cuja pré-candidatura em todas as avaliações internas se posta à frente da postulação socialista. Operação para atrair o apoio do petebista já está em curso. Nesse caso, diferente do tratamento dispensado a Manoel, o modus operandi é o do diálogo e afagos.
Os movimentos socialistas seguem a tese adotada pelo governador desde a deflagração das primeiras articulações para 2016. Ricardo acredita que o PSB deve jogar todas as suas forças para agregar a maior aliança já no primeiro turno. Para isso, utilizará toda sua artilharia para implodir Manoel Júnior e Wilson Filho, justamente os dois nomes que ampliam o debate da eleição de João Pessoa e ameaçam tirar a disputa de um pouco producente Fla X Flu, desejado pelo PSB. E, quem sabe, também por Luciano.
Nomes na…
No fim de semana, o PMDB soltou nota reafirmando a candidatura do deputado Manoel Júnior, “que vem crescendo nas pesquisas”.
…Praça
Ao Rede Verdade – TV Arapuan – , Wilson ratificou sua candidatura: “O PMDB, Cartaxo e o PSB já tiveram a oportunidade de governar”.
Pé no…
Pelo menos um prefeito da região de Sousa até pensa em não disputar a reeleição, mas resiste por um precedente mal sucedido.
…Freio
O exemplo do ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB), que desistiu da reeleição em 2012, e agora tenta voltar de forma mal explicada.
Velas ao mar
O fim de semana foi de queda de braço no Conde, litoral sul. No sábado, o governador Ricardo entregando a pavimentação da “ladeira” de Coqueirinho. No domingo, a prefeita Tatiana Correia (PT do B) inaugurando o estádio municipal e uma praça. Por lá, o mar está pra peixe.
BRASAS
*Por fora – O secretário João Azevedo (PSB) não apareceu na inauguração em Coqueirinho. Pra subir ou descer a ladeira.
*Por dentro – Ex-deputado e morador da região, Biu Fernandes integrou platéia que assistiu ao discurso do governador no Conde.
*Dia das mães – Em João Pessoa, o senador Cássio Cunha Lima se juntou aos irmãos, Ronaldinho, Savigny e Gal para celebrar em torno de dona Glória.
Almoço – O senador José Maranhão (PMDB) contratou buffet em sua casa no Altiplano para homenagear a desembargadora Fátima Bezerra.
*Dúvida – Continua aberto o cargo de chefe de Gabinete da Prefeitura de Campina: falta quem nomear ou quem queira ser nomeado?
*Debate – Deve acontecer esta semana, na Câmara de Campina Grande, a audiência pública sobre o impasse do convênio entre o Estado e a AACD.
*Chancela – Com o referendo da direção estadual do PPS, o médico José Célio firmou, sábado, sua pré-candidatura a prefeito de Sousa.
FALA CANDINHA!
Trocadilho
Observação da inquieta dona Candinha: “Vão tentar tirar Manoel, nem que seja a pedra e fogo”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
A Operação Zelotes respinga na Paraíba?
PINGO QUENTE
“Só tenho medo dos castigos de Deus”. Da prefeita do Conde, Tatiana Correia (PT do B-foto), sobre o esforço e aparato do Governo para emplacar uma candidatura na cidade.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024