João Pessoa, 01 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Além de enriquecimento pessoal e compra de apoios no Congresso, está muito claro que mensalão e petrolão serviram para caixa-dois. Evidente que os dois esquemas estão longe de ser os únicos e a malandragem do financiamento ilícito de campanha corre de Brasília ao menor dos municípios da Paraíba.
Fica uma lição constatada. A prestação de contas das campanhas é mero dispositivo burocrático de maquiagem dos verdadeiros gastos não contabilizados, e nem muito menos esclarecidos em suas origens.
O pior: nossa Justiça Eleitoral é desprovida de técnicas, mecanismos, aparato e estrutura para identificar durante e depois as fraudes cometidas por partidos e coligações contra o processo, o eleitor e o próprio Judiciário.
Gilmar Mendes, o novo presidente do TSE, Gilmar Mendes, não é fonte que se cite, mas já criou um conselho no Tribunal com especialistas para ajudar a detectar as ilegalidades eleitorais. Dele fará parte um ex-secretário da Receita e cientistas políticos.
Depois dos escândalos flagrados pela Lava Jato e que passaram ao largo da Justiça Eleitoral, é o mínimo que se espera. Um reposicionamento, uma preocupação e medidas que dêem ao instrumento da prestação de contas algum milímetro de credibilidade e seriedade.
Não dá mais para assistir candidatos encenando prestar contas e a Justiça Eleitoral fingido fiscalizar.
Força…
O PSB pisa fundo para viabilizar Cida Ramos. Ontem, o Governo fez um evento destinado à “prestação de contas” da secretária.
…Tarefa
Hoje, Cida amanheceu liderando café da manhã para a mesma “prestação de contas” em novas entrevistas à imprensa.
Pronta pra…
“Eu vim pra fazer a diferença”, disse Cida, ontem à noite, aos jornalistas na chegada ao evento institucional no Hotel Tambaú.
…Guerra
A agora ex-secretária prometeu fazer um bom debate com os concorrentes durante o processo eleitoral de João Pessoa.
Tudo azul
Enquanto isso, no Valentina Figueiredo, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) participava de plenária do PSD no bairro. Vestidos de azul, aliados e militantes deram o tom da campanha com gritos de ordem. “Meu compromisso é com João Pessoa”, disse Cartaxo à militância.
BRASAS
*Dose dupla – Dois ministros de Temer, Bruno Araújo (Cidades) e Gilberto Kassab (Comunicações), estarão sexta-feira, na abertura do São João, em Campina.
*Anfitrião – O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) recepciona a ambos e os acompanha em visita a obras federais na cidade.
*Atrações – Amazan e Tom Oliveira já confirmaram presença no 60 Minutos Especial (Rede Arapuan de Rádios) na próxima sexta, no Campina Grill.
*Integração – A TV Arapuan fará flashes o dia inteiro de Campina e vai mostrar o programa ao vivo, informou Iramirton Moura, diretor de Marketing do Sistema.
*Patos – Ninguém subestime a capacidade do deputado Nabor Wanderley (PMDB) na sucessão. Tem liderança, carisma e o que mostrar.
*Pires na mão – Os poderes se reúnem na próxima segunda-feira para chover no molhado e pedir o que não terão.
FALA CANDINHA!
O milagre dos peixes
Sugestão de dona Candinha: “A Prefeitura deveria lançar o seguro defeso exclusivo para os comerciantes da Avenida Padre Azevedo”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até onde vai na Paraíba o limite entre poder público e campanha eleitoral?
PINGO QUENTE
“É um Ministério em avançando estado de decomposição”. Do deputado Anísio Maia (PT-foto), sobre o Governo Michel Temer (PMDB).
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024