João Pessoa, 14 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A nova pesquisa na praça, levada a público com registro na Justiça Eleitoral por vanguarda nesse atual processo do Sistema Arapuan, permite alguns pontos de observação.
É incontestável a musculatura da candidatura à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. Ele oscilou positivamente em torno de três a quatro pontos percentuais em relação à última sondagem, feita em outubro passado.
A gestão tem uma aprovação considerável de 64%, apesar de nos últimos oito meses ser pessoalmente questionada e espinafrada por nada mais nada menos que o governador Ricardo Coutinho, dono de popularidade atestada em João Pessoa.
O que chama mais atenção, entretanto, é o baixo índice de rejeição. Com mais de vintes anos na vida pública e governando há três anos e seis meses uma cidade complexa como João Pessoa,Luciano só é rejeitado totalmente por pouco mais de 8% dos pessoenses. Imaginava-se índice bem superior.
Cida Ramos, candidata do PSB, surpreende na arrancada. Com o patamar de 11% logo na partida, ela fez o dever de casa, chamou atenção do eleitorado, aglutinou apoios e consolidou a sua candidatura, com a segunda colocação.
Não tivesse nessa posição e postada atrás de outros adversários, como era o caso do então candidato socialista João Azevedo, sua viabilidade seria colocada em dúvidas. O saldo positivo afastou qualquer fantasma de nova substituição.
Os números confirmam o que já se sabia: o governador Ricardo Coutinho é um cabo eleitoral fortíssimo no pleito. A sua maneira de governar o Estado é aprovada por 76% dos pessoenses e sua influência direta de voto alcança a casa dos 28%. É um grande trunfo na campanha de Cida.
No resumo, o extrato da pesquisa Opinião/Arapuan posiciona Luciano Cartaxo em situação confortável de favoritismo e coloca Cida Ramos, definitivamente, no páreo como candidata competitiva e com amplas chances de crescimento. É o confronto que tende a se afirmar nesta eleição na Capital.
Pra segurar a…
Com 4,6% de intenção de voto e 12,3% de rejeição, o deputado Manoel Júnior (PMDB) tem desafio grande nas costas para manter a candidatura.
…Onda
“Tenho outros números”, preferiu dizer Manoel, sem se aprofundar sobre os dados da pesquisa Opinião/Arapuan.
Nada a…
Sereno, o deputado Wilson Filho (PTB), que aparece com 3,5%, agradeceu a lembrança do nome aos pessoenses.
…Perder
O índice parece não ter lhe tirado o ânimo da decisão de se apresentar ao eleitorado. Só tende a sair ganhando. Em conceito.
Confronto de visões
“Isso aponta que estamos no caminho certo quando priorizamos a gestão. Esses resultados só são possíveis por essa decisão e vamos continuar assim: focados no trabalho”, reagiu Luciano Cartaxo em contato com a Coluna. Cida Ramos disse que os dados sinalizam por mudança. “A força de Ricardo ainda está por vir”, previu.
BRASAS
*Repercussão – De alto nível o debate e análise dos números no Frente a Frente, da TV Arapuan, programa comandado por este colunista.
*Estrela – Bam-bam-bam no jornalismo político de Pernambuco, Magno Martins (Blog do Magno) deu show no Frente a Frente.
*Sinal positivo – Charlinton Machado (PT) considerou como bom indicativo a lembrança do seu nome na pesquisa espontânea.
*Abertura – Victor Hugo, candidato do PSOL, vê espaço de crescimento para uma candidatura com o seu perfil em João Pessoa.
*Injeção – “Surpreendente”. Eis a exclamação do vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS) ao comentar os números da pesquisa.
FALA CANDINHA!
O preço
De dona Candinha: “O pessoense ‘acunhou’ Manoel na rejeição”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Por que nenhum dos candidatos em Campina Grande tem interesse na divulgação de pesquisa?
PINGO QUENTE
“É factóide”. Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-foto), sobre a acusação do governador Ricardo Coutinho contra o Governo Federal de subtração de recursos do Viaduto do Geisel.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024