João Pessoa, 15 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Cunha, Dunga e as quedas

Comentários: 0
publicado em 15/06/2016 às 10h00
atualizado em 15/06/2016 às 07h14
dungaselecao2016mowapress

No futebol e na política, Brasil dá um só e sonoro recado: tolerância zero com o erro

Futebol e política, pra não citar outra atração óbvia, são paixões no Brasil. Ao mesmo tempo, elemento de rivalidade e ponto de debate perene. Num só dia, brasileiros assistiram ontem duas quedas nas duas searas.

Logo cedo, Dunga, técnico do que ainda resta de Seleção Brasileira, de resultados ‘amarelos’ à cada competição, foi demitido. No currículo, um desempenho fraco e precoce derrocada nas eliminatórias da Copa América.

À noite, outro truculento começou a cair. O Conselho de Ética acatou as acusações que pesam contra Eduardo Cunha, implicado até o gogó com recursos ilícitos depositados no exterior e com pedido de prisão requerido pela Procuradoria da República.

Nos dois casos, ficam lições. O Brasil não agüenta mais conviver, de um lado, com a afronta e ousadia da corrupção na esfera pública, e, de outro, com a incompetência e ineficiência em resultados.

Em duas esferas bem distintas, o único e idêntico recado: tolerância zero com o erro.

Teste de…
Na sua visita a João Pessoa hoje, a presidente afastada Dilma Roussef terá uma grande oportunidade pessoal.

…De fogo
Vai contar os amigos que têm na política paraibana. À ‘esquerda’ a chance de saber quem defende Dilma por convicção.

Perspectiva…
“A tendência é aumentar esse índice quando a campanha iniciar”, aposta Nonato Bandeira (PPS), coordenador de Cida.

…Positiva
Pelos números da coordenação, Cida é desconhecida ainda de 70% da população. “Quando a pessoa conhece, sente firmeza”.

flávio lúcioDevagar com o andor
Cientista político e colunista do Portal MaisPB, Flávio Lúcio Vieira (foto), da UFPB, chamou atenção para um comparativo entre os desempenhos de Estela Bezerra e Cida Ramos, nessas fases da campanha (2012 e 2016). Lembrou que ambas ostentavam esse patamar entre 9% e 11%, sendo que Estela enfrentava muito mais dificuldades. Políticas e administrativas.

 Quem disso usa…
Sobre a polêmica do Viaduto do Geisel, o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Filho (PSDB-foto), registrou. “Ricardo é quem menos tem autoridade de acusar alguém de retaliação. Qual é o tipo de parceria que o Estado tem com Romero ou Luciano Cartaxo? Ricardo sequer recebe para uma mera conversa institucional, só porque são adversários atualmente. Ele é do tipo faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
BRASAS

*Fora de combate – Sinusite forte e febre alta tiraram o senador Cássio Cunha Lima do front. Por recomendação médica, fica de ‘molho’ o resto da semana.

*Sabugi – Ademir Morais (PSDB), prefeito de Santa Luzia, está animado com a aceitação do vereador Jackson Santos (DEM), seu candidato à sucessão.

*Leitura – Para Dinaldo Filho (PSDB), a pulverização de candidaturas em Patos representa “um sentimento de mudança”.

*Pode vir quente… – O deputado Nabor Wanderley (PMDB) se diz preparado para mostrar “quem mais fez” por Patos.

*Bomba chiando – Processo criminal contra o ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB), tramitando no Ceará, deve estourar na imprensa.

*Sem pressa – Aos mais íntimos, Bruno Cunha Lima (PSDB) confessa desinteresse por disputar vice em Campina. Prefere esperar sua hora.

FALA CANDINHA!
Vítimas
Dona Candinha vê na queda do técnico da Seleção um consolo para Dilma: “Não foi só ela que foi ‘demitida’”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O governo já conseguiu amansar a cúpula do PR?

aeciomeloPINGO QUENTE
“Pelos números atuais, Luciano está nadando de braçada”. Do cientista político Aécio Melo (UEPB-foto), comentando a pesquisa Opinião/Arapuan.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB