João Pessoa, 20 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O impeachment de Collor, os anões do orçamento, o mensalão e, por último, o petrolão. Em todos os casos, as instituições funcionaram e quem foi achado em culpa recebeu punição.
Mas só isso é o suficiente? Claro que não. Não basta ressarcimento de parte dos recursos públicos, como se deu na bem sucedida Lava Jato. É preciso ir além: a prevenção.
Nesse quesito, estamos mal das pernas. Em nenhum desses casos, o aparelho estatal se mostrou eficiente para impedir os mal feitos e a sangria dos cofres públicos.
Os órgãos de controle externo se revelaram inaptos, omissos ou incompetentes para identificar os desmandos e o surrupio.
Para o desmonte dos esquemas, foi preciso sempre um delator dar com a língua nos dentes. Foi assim com Pedro Collor, com Roberto Jeferson e com Alberto Youssef.
No auge da crise, o Brasil e seus legisladores devem refletir sobre essa realidade e aperfeiçoar nossa legislação e órgãos de controle. Em algum lugar do Brasil, uma quadrilha está neste momento depredando o erário, assim como enquanto se julgava o mensalão se operava fortunas do petrolão.
Não dá para ficar sempre refém esperando pela contrariedade do próximo ‘caboeta’.
Bebendo…
Em viagem à Campina Grande, o ministro da Cultura saiu impressionado do seu périplo pela cidade no São João.
….Na fonte
Marcelo Calero conheceu do Salão de Artesanato, ao Museu do Algodão e até dançou forró no Distrito de Galante.
Pé na tábua
Ex-secretário de Comunicação, o vereador tucano Marcos Vinicius (foto) não pára de andar pelos bairros da cidade. Ele protagoniza de cinco a quinze visitas por dia e registra algumas nas redes sociais. Vinicius é nome lembrado no PSDB para indicação na vice de Luciano Cartaxo (PSD).
BRASAS
*Novos hábitos – Othon Gama lança amanhã, às 19h30, na Livraria Leitura, seu Código da Mudança, sucesso de vendas em todo o Brasil.
*Programa – Hoje, ele estará comigo no Frente a Frente, da TV Arapuan, às 21h30. Antes, entrevisto o secretário Cláudio Lima.
*Recepção – O deputado Rômulo Gouveia (PSD) exerceu um dos seus traços marcantes e foi o grande anfitrião do ministro da Cultura em Campina.
*Chapa – Inelegível, o ex-deputado Márcio Roberto indicou sua esposa, “Melada”, vice e Jarques Lúcio (DEM), candidato a prefeito em São Bento, acatou.
*Lei Maria da Penha – Advogados do ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB) confirmaram processo no Juizado da Violência Doméstica, mas garantem: a esposa já perdoou.
FALA CANDINHA!
De dona Candinha: “Tem muito prefeito fazendo a$$ando milhão na fogueira do São João”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que restará da República se Eduardo Cunha fizer uma delação?
PINGO QUENTE
“Tem aquele político que foge de mão em mão”. Do governador Ricardo Coutinho (foto), criticando o que chama de “político sabonete”.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024