João Pessoa, 28 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Em dois momentos, pelo menos, o prefeito Luciano Cartaxo deu estocadas no governador Ricardo Coutinho e na candidata do PSB, Cida Ramos, durante a entrevista que me concedeu ontem à noite, no Frente a Frente, da TV Arapuan.
Comedido o tempo inteiro e evitando confronto direto com Ricardo Coutinho e até criticar a atuação do Governo do Estado em João Pessoa, Cartaxo só não se segurou quando ironizou o governador pelo histórico de escolhas de secretários de sua gestão para disputar a Prefeitura da Capital.
Explorou o que interpreta como uma estratégia ricardista de tentar mandar no Estado e na Prefeitura ao mesmo tempo e manipular, eventualmente, um aliado e gestor, em caso de vitória na eleição.
Cartaxo emendou seu raciocino ao responder a grave acusação protagonizada pela candidata Cida Ramos da existência na Prefeitura de cobrança de ‘taxa’ a construtoras.
Ele considerou a insinuação leviana, cobrou provas da denúncia e fez uma irônica sugestão: “Quando alguém diz que quer ser candidata a prefeita tem que começar a estudar, tem que se preparar, tem que começar a conhecer o que é a gestão para não sair dizendo coisa desse tipo”.
Conclusão prévia: Luciano confirma, nas entrelinhas, a sensação de que essa eleição será polarizada e disputada por essas duas forças em João Pessoa. Aos demais candidatos e candidaturas, nenhuma crítica, mesmo quando questionado sobre PMDB e críticas do nome do PT. Para esses, Cartaxo passa ao largo, ignora e faz até a política da boa vizinhança.
Para Cida e Ricardo, não. Munição de ataque. Com as duas falas ao mesmo tempo, ontem, Luciano cutucou Ricardo e provocou Cida… Duas ‘feras’ que não costumam levar desaforo para casa.
Sem…
O deputado Manoel Júnior (PMDB) voltou a descartar desistência de sua candidatura em João Pessoa.
…Recuo
Ele atribui os ‘boatos’ à articulação política do prefeito Luciano Cartaxo, interessada na sua desestabilização.
Presença Vip
Com a aprovação em alta, o governador Ricardo Coutinho (foto) vai ter, mais do que nunca, que se desdobrar na campanha. Com foco em João Pessoa, o socialista terá uma longa lista de apelos de aliados nos municípios para comparecer em eventos e fortalecer candidaturas e apoios. Os números de avaliação da atual gestão dão diferencial e prestígio a qualquer palanque.
BRASAS
*Na cola – Nos bastidores da entrevista ao Frente a Frente, dois nomes que disputam nos bastidores a vaga de vice de Luciano Cartaxo.
*Ombro a ombro – Marcos Vinicius (PSDB), vereador, e Diego Tavares (SD), ex-secretário, acompanharam o prefeito na chegada à TV Arapuan.
*Triunvirato – Fui curioso ver nos estúdios da TV Arapuan juntos Josival Pereira (novo secretário) e seus dois antecessores da mesma pasta (Diego e Marcos).
*Espiada – Há quem diga que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) conheceu a Nova Lagoa antes da retirada dos tapumes.
*Espaço – Wilson Filho (PTB) está cada vez mais convicto da decisão de levar sua candidatura em João Pessoa adiante.
FALA CANDINHA!
Gato escaldado…
Tomando como base o histórico recente na Paraíba e no Brasil, dona Candinha aconselhou candidatos a prefeito na escolha dos vices: “Antes, tem que pensar três vezes, consultar os astros, rezar missa e fazer promessa”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até quando os Maia e os Galdino vão se tolerar no PSB de Campina Grande?
PINGO QUENTE
“O país fartou-se desse modelo político”. Do procurador-geral da República, Rodrigo Janot (foto), reafirmando o papel da Lava Jato.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024