João Pessoa, 13 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
De faro apurado acima da média, o governador Ricardo Coutinho já sentiu que o PMDB está escapando pelos seus dedos e cada vez mais próximo do seu atual maior rival político, o prefeito Luciano Cartaxo. Com um agravante, somados ao PSDB, do senador Cássio Cunha Lima. Duas forças importantes da política e estadual e decisivas nas últimas eleições no Estado.
Assim, o PSB já vacina a presumida aliança. E a forma estratégica é rebaixando seu conceito antecipadamente e a lógica de super exposição dos eventuais aliados do prefeito, numa tentativa de reduzir seu papel de protagonismo na eleição e na virtual futura gestão.
A esperta distribuição nas redes sociais do adesivo com a expressão “Cartássio” foi o primeiro grande e nítido sinal. Não se tem notícia de nenhum aliado de Cartaxo ou de Cássio andando com essa ‘propaganda’ extemporânea. Mesmo assim, a imagem ganhou corpo na rede para estabelecimento da associação entre os dois políticos.
Outra tática deflagrada foi o questionamento da coerência do que sinaliza para a formação de uma aliança ampla com esses partidos e forças. Vozes se levantam para questionar e apontar incongruências e até ‘estelionato’. Como se o próprio PSB já não tivesse precisado de todos os três para ganhar eleições e aumentar seu poder na Paraíba.
Pegando…
O deputado estadual Caio Roberto (PR) ficou visivelmente constrangido ao final do jantar promovido pelo partido para Cida Ramos (PSB).
…Ar
Ele juntou 40 pré-candidatos a vereadores da legenda. Cida não apareceu no evento. O gesto foi encarado como “desfeita”.
Mergulho na política
Enfim, Luciano Cartaxo (PSD) assumiu de vez o comando político de sua articulação. Foi o que ele revelou ao Portal MaisPB. Cartaxo vai agora pessoalmente liderar as conversas e acordos com os partidos, principalmente PSDB e PMDB. “Chegou a hora. Fizemos nosso dever de casa administrativo e agora vamos cuidar de ampliar as alianças para termos mais parceiros trabalhando por João Pessoa”, enfatizou.
BRASAS
*Abrindo mão – Na reunião no apartamento de Cássio, em Brasília, o vice Ronaldinho Cunha Lima colocou formalmente seu posto à disposição para alianças.
*No meio – O deputado Rômulo Gouveia (PSD) participou da conversa, com a presença de Romero Rodrigues, para debater o nome do vice na chapa tucana.
*Presentes – A comitiva paraibana lotou a sede do INSS, na Asa Sul, para prestigiar a posse do ex-deputado Leonardo Gadelha, no comando do Instituto.
*Missão – Leonardo Gadelha (PSC) na sua posse hoje: “A primeira das tarefas é evidenciar a importância do INSS para todos os setores da sociedade”.
*De pé – O deputado Veneziano Vital (PMDB) não teme a operação socialista que subtrai partidos e lhe tira apoios em Campina Grande.
FALA CANDINHA!
Da antenada dona Candinha: “Com a nova legislação, acabou o caixa-dois. Agora é o três, quatro, cinco…”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Dois meses após o afastamento, quem tem saudades de Dilma?
PINGO QUENTE
“É uma faca cega que não corta”. Do vereador Djanilson da Fonseca (PR), de João Pessoa, brincando com seu apelido, durante entrevista à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024