João Pessoa, 25 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
“Cidade de Deus”, aclamado longa de Fernando Meirelles, é o único representante brasileiro em uma lista que reúne os cem melhores filmes do século 21.
A seleção, publicada pela BBC americana, contou com as avaliações de 177 críticos de cinema ao redor do mundo –de todos os continentes “exceto a Antártica”–, entre colaboradores de sites, revistas e jornais, acadêmicos e curadores de cinema.
O longa de 2002, co-dirigido por Kátia Lund e indicado a quatro categorias do Oscar, aparece na 38ª posição da lista, que inclui títulos como “O Pianista”, de Roman Polanski, “Dez”, de Abbas Kiarostami, e “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese. “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch, lidera em primeiro lugar, seguido por “Amor à Flor da Pele”, de Wong Kar-wai.
A seleção tem o intuito de mostrar os clássicos atuais que poderiam ladear consagrados como “O Poderoso Chefão” ou “Cidadão Kane”, além de rebater a ideia de que o cinema estaria morrendo com a TV a cabo e, mais recentemente, com os serviços de vídeo sob demanda.
“Queremos provar que esse século nos deu filmes que perseverarão ao teste do tempo, que você continuará a pensar sobre e argumentar sobre se você pelo menos der a chance de assisti-los”, diz a publicação.
“Acreditamos que os novos clássicos dessa lista são destinados a se tornarem velhos clássicos. Se isso vai acontecer ou não, só depende de vocês, os cinéfilos. Mas uma coisa é certa: o cinema não está morrendo, está evoluindo”, afirma o site em tom de manifesto, antes de oferecer a lista completa dos escolhidos.
Folha
OPINIÃO - 22/11/2024